O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta sexta-feira (15), que 22 aeroportos serão oferecidos na próxima rodada de concessões do setor, prevista para ocorrer em 2020.
Já os aeroportos de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) só deverão ser oferecidos na última rodada de concessões de aeroportos da Infraero, prevista para ocorrer entre o final de 2021 e o começo de 2022.
Segundo ele, os 22 aeroportos serão divididos em 3 blocos:
- Bloco Sul: Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu, Navegantes, Londrina, Joinville, Pelotas, Uruguaiana e Bagé;
- Bloco Norte: Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Tabatinga e Tefé;
- Bloco Central: Goiânia, São Luis, Teresina, Palmas, Petrolina e Imperatriz;
Segundo o ministro, o governo deve publicar na próxima segunda-feira (18) o edital de chamamento público para estudos para a 6ª rodada.
Governo deve leiloar mais 22 aeroportos da Infraero em nova rodada prevista para 2020
A ideia do governo é que Congonhas e Santos Dumont sejam oferecidos na 7ª e última rodada de aeroportos da Infraero, junto com outros 13 aeroportos.
“Vão ancorar blocos com outros aeroportos. Eles são muito importantes para ajudar a manter a sustentabilidade da Infraero e também para fazer com que os players vão se posicionando no mercado e entrem com muita força no último bloco”, afirmou.
Com o leilão desta sexta e mais duas rodadas de concessão, o governo pretende concluir a transferência para a iniciativa privada de todos os 44 aeroportos que hoje são administrados pela Infraero.
Freitas disse ainda que a meta do governo é também realizar até o final de 2019 o leilão de alienação da participação de 49% a Infraero nos consórcios dos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília e Confins Fonte: G1 Leia mais em hojeguarulhos 15/03/2019
0 comentários:
Postar um comentário