11 novembro 2011

Laércio Cosentino: As redes sociais corporativas como importante instrumento de relacionamento

Pela primeira vez na história, a sociedade está à frente do mundo corporativo. Historicamente, grandes usos como telefone, telex e até celular iniciaram-se primeiramente nas empresas. Com as redes sociais, o processo é inverso, pois elas estão no dia a dia dos jovens.


Mas e as empresas, estão preparadas para as redes sociais?

“Hoje, a informação está ao nosso redor, o que temos que fazer é nos estruturar para capturar essa informação. A nova geração, representada por nossos filhos e netos, estará nas empresas daqui a cinco ou 10 anos, explica Laércio Cosentino.

Segundo ele, a grande mudança é que o mundo está vivenciando a transição da sociedade tradicional para a sociedade do conhecimento:

Sociedade tradicional VS Sociedade do conhecimento

Indivíduos desconectados vs Indivíduos conectados

Conhecimento disperso vs Conhecimento disponível e organizado

Vida corporativa e vida pessoal separadas vs Mundo pessoal e corporativo ao mesmo tempo

Relacionamentos mais restritos vs Relacionamentos ampliados, irrestritos

O maior desafio na sociedade do conhecimento, de acordo com Laércio Cosentino, é viver essa vida sem fronteiras. Por isso, é necessário preparar o ambiente para receber toda essa informação e viabilizar o acesso das empresas a esse novo mundo.

E aí que entra o conceito de “Empresa Colaborativa”. Para tanto, é preciso disponibilizar ferramentas de conectividade para todos os funcionários, conscientizando, inclusive, o CEO e alta hierarquia.

“Na Rede, é necessário atribuir responsabilidades e disponibilizar processos para as pessoas. Se não, podemos perder produtividade. Além disso, é preciso ser uma rede com ‘propósito’ – qual o propósito da empresa estar dentro dessa rede? O que esperamos com isso?”, salienta Cosentino.

Confira algumas dicas da estruturação das redes corporativas:

  • Saber o que colocar, estrategicamente, nas redes. Não tem sentido colocar tudo, pois a concorrência está sempre de olho.
  • Atentar para a segurança. Observar protocolos e certificações e monitorar constantemente. A cada dia, são deletados cerca de 50 mil perfis falsos nas redes sociais.
  • Monitorar constantemente a utilização da rede, os acessos e as interações.

A fim de se ter uma rede social confiável, Laércio Cosentino enfatiza alguns tipos de gestão que são fundamentais:

  • Gestão empresarial
  • Gestão do capital humano
  • Gestão do consumidor
  • Gestão de documentos e atividades.

A implantação de uma Rede Social Corporativa compreende cinco grandes fases:

. Alinhamento estratégico.
. Diagnóstico.
. Processo de implementação.
. Processo de ativação.
. Sustentação (acompanhar os cinco itens de monitoramento).

Fonte:PortalHSM10/11/2011

11 novembro 2011



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