27 dezembro 2019

Classificação: As marcas de nação mais valiosa

O talento e o capital são cada vez mais móveis, de modo que a imagem e a reputação de um país - sua marca - podem ter um grande impacto nas fortunas econômicas do país.

Isso é particularmente verdadeiro em países menores, como Cingapura, Suíça e Emirados Árabes Unidos, que cultivaram uma imagem favorável ao investimento e ao turismo.

Quer atraia talentos ou corteje dólares de investimentos, marcas nacionais de alta classificação geralmente podem superar seus rivais no mercado global.

O efeito da imagem de um país nas marcas sediadas lá e na economia como um todo 
faz da marca de uma nação o ativo mais importante de qualquer estado. - David Haigh, CEO, Brand Finance

O Chart of the Week de hoje usa dados do relatório Nation Brands da Brand Finance, que tenta quantificar a reputação de vários países ao redor do mundo.

Quantificando a percepção
O relatório detalha a metodologia com mais detalhes, mas aqui como funciona o sistema de pontuação. O Brand Finance usa três pilares para calcular uma pontuação no Índice de Força da Marca (BSI):

  • Bens e Serviços: Inclui fatores como abertura ao turismo, tamanho do mercado e regras comerciais
  • Sociedade: Inclui fatores como qualidade de vida, corrupção e imagem cultural
  • Investimento: inclui itens como retenção de talentos, uso de tecnologia, P&D, tributação e regulamentação


A pontuação do BSI é então usada para calcular uma taxa hipotética de royalties e para prever receitas para, finalmente, derivar um valor da marca (receitas após impostos descontadas para calcular o valor presente líquido). Este cálculo produz o "Valor da marca" de um país... Leia mais em visualcapitalist 27/12/2019



27 dezembro 2019



0 comentários: