O talento e o capital são cada vez mais móveis, de modo que a imagem e a reputação de um país - sua marca - podem ter um grande impacto nas fortunas econômicas do país.
Isso é particularmente verdadeiro em países menores, como Cingapura, Suíça e Emirados Árabes Unidos, que cultivaram uma imagem favorável ao investimento e ao turismo.
Quer atraia talentos ou corteje dólares de investimentos, marcas nacionais de alta classificação geralmente podem superar seus rivais no mercado global.
O Chart of the Week de hoje usa dados do relatório Nation Brands da Brand Finance, que tenta quantificar a reputação de vários países ao redor do mundo.
Quantificando a percepção
O relatório detalha a metodologia com mais detalhes, mas aqui como funciona o sistema de pontuação. O Brand Finance usa três pilares para calcular uma pontuação no Índice de Força da Marca (BSI):
- Bens e Serviços: Inclui fatores como abertura ao turismo, tamanho do mercado e regras comerciais
- Sociedade: Inclui fatores como qualidade de vida, corrupção e imagem cultural
- Investimento: inclui itens como retenção de talentos, uso de tecnologia, P&D, tributação e regulamentação
A pontuação do BSI é então usada para calcular uma taxa hipotética de royalties e para prever receitas para, finalmente, derivar um valor da marca (receitas após impostos descontadas para calcular o valor presente líquido). Este cálculo produz o "Valor da marca" de um país... Leia mais em visualcapitalist 27/12/2019
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