30 dezembro 2019

Startups de tecnologia indianas levantaram um recorde de $ 14,5 bilhões em 2019

As startups de tecnologia indianas nunca foram tão boas.

As startups de tecnologia locais do país arrecadaram $ 14,5 bilhões em 2019, superando o melhor anterior de $ 10,5 bilhões no ano passado, de acordo com a empresa de pesquisa Tracxn .

As startups de tecnologia na Índia este ano participaram de 1.185 rodadas de financiamento – 459 das rodadas da Série A ou posterior – de 817 investidores.

As startups em estágio inicial – aquelas que participam de financiamentos angelicais ou pré-série A – levantaram $ 6,9 bilhões este ano, superando facilmente os  $ 3,3 bilhões do ano passado, de acordo com um relatório da empresa de dívida de risco InnoVen Capital.

De acordo com o relatório da InnoVen, as startups em estágio inicial que normalmente lutam para atrair investidores tiveram um aumento de 22% ano a ano no número de acordos de financiamento de que participaram neste ano. Cumulativamente, em $ 2,6 milhões, sua avaliação também aumentou 15% em relação ao ano passado.

Também em 2019, 128 startups na Índia foram adquiridas, quatro foram listadas publicamente e nove se tornaram unicórnios. Este ano, as startups de tecnologia indianas também atraíram um número recorde de investidores internacionais, de acordo com a Tracxn.

A captação de recursos deste ano move ainda mais o crescente espaço de startups do país em um caminho de crescimento constante.

Desde 2016, quando as startups de tecnologia acumularam apenas $ 4,3 bilhões – abaixo dos $ 7,9 bilhões do ano anterior – o fluxo de capital aumentou significativamente no ecossistema. Em 2017, as startups indianas levantaram $ 10,4 bilhões, por Tracxn.

"A década registrou um crescimento impressionante de 25x, passando de $ 550 milhões em 2010 para  $ 14,5 bilhões em 2019 em termos do financiamento total levantado pelas startups", disse Tracxn.

O que é igualmente promissor sobre as startups indianas é o desafio que elas estão começando a enfrentar hoje, disse Dev Khare, parceiro do fundo VC Parceiros de risco da Lightspeed, em uma entrevista recente ao TechCrunch.

Em 2014 e 2015, as startups se concentraram amplamente na criação de soluções de comércio eletrônico e na replicação de ideias que funcionavam nos mercados ocidentais. Hoje, porém, eles estão enfrentando uma ampla gama de categorias e oportunidades e construindo algumas soluções que não foram tentadas em nenhum outro mercado, disse ele.

A análise da Tracxn descobriu que as startups de hospedagem arrecadaram cerca de $ 1,7 bilhão este ano – graças a Oyo sozinho ensacando $ 1,5 bilhão, seguidos por startups de logística como Elastic Run, Delhivery e Ecom Express, que garantiram $ 641 milhões.

176 mercados horizontais, mais de 150 aplicativos de aprendizado educacional, mais de 120 mercados de caminhões, 82 serviços de carona, 42 plataformas de seguros, 33 fornecedores de listas de carros usados ​​e 13 startups que estão ajudando empresas e indivíduos a acessar financiamento garantido neste ano.

Os investidores

Sequoia Capital, com mais de 50 investimentos – ou co-investimentos – foi o fundo de capital de risco mais ativo para as startups de tecnologia indianas este ano. (Rajan Anandan, ex-executivo encarregado dos negócios do Google na Índia e no Sudeste Asiático, ingressou na Sequoia Capital India como diretor administrativo em abril.) Accel, Tiger Global Management, Blume Ventures e Chiratae Ventures foram os outros quatro principais VCs.

Steadview Capital, com nove investimentos em startups, incluindo serviço de carona Ola, aplicativo educacional Unacademye startup fintech BharatPe, liderou o caminho entre os fundos de private equity. General Atlantic, que investiu no NoBroker e recentemente gerou a lucrativa startup de edtech Byju's, investiu em quatro startups. A FMO, o Sabre Partners India e o CDC Group investiram em três startups.

A Venture Catalysts, com mais de 40 investimentos, incluindo HomeCapital e Blowhorn, foi o principal acelerador ou incubadora na Índia este ano. Y Combinator, com mais de 25 investimentos, Sequoia Capital's Surge, Axilor Ventures e Techstars também foram muito ativos este ano.

As startups de tecnologia indianas também atraíram vários investimentos diretos das principais empresas e bancos este ano. Goldman Sachs, que no início deste mês investiu na startup fintech ZestMoney, No total, realizou oito investimentos este ano. Entre outros, o Facebook fez seu primeiro investimento em uma startup indiana – empresa de comércio social Meesho e Twitter liderou uma rodada de financiamento de US $ 100 milhões no aplicativo de rede social local ShareChat. Leia mais em  TechCrunch 30/12/2019

30 dezembro 2019



0 comentários: