12 dezembro 2014

O que 2015 reserva para Big Data e analytics?

De acordo com a IDC, ferramentais de descoberta de dados cresce 2,5 vezes mais rápido do que o mercado de BI. Investir nesse segmento será mandatório

A consultoria IDC listou em seu estudo "IDC FutureScape: Worldwide Big Data and Analytics 2015 Predictions" dez tendências para o mercado de Big Data e analytics em 2015. De acordo com o levantamento, esse mercado está crescendo pois as organizações líderes de mercado estão mudando a forma de medir suas operações, as interações com os clientes e a alocação de recursos.

"O acesso mais rápido aos dados relevantes e constante experimentação cria um gap entre os líderes e o resto das organizações. Também gera novos desafios para a TI e líderes de negócios na organização e execução de estratégias de análises", afirma Dan Vesset, vice-presidente do programa de pesquisas de Business Analytics e Big Data.

Veja abaixo as dez principais previsões da IDC.

1. Ferramentas visuais de descoberta de dados vão crescer 2,5 vezes mais rápido do que o restante do mercado do business intelligence (BI). Em 2018, o investimento nesse setor vai se tornar uma exigência para todas as empresas.
2. Ao longo dos próximos cinco anos, os gastos com soluções de cloud-based Big Data e analytics (BDA) vai crescer três vezes mais rápido do que soluções on-premise. Implementações híbridas também vão ser uma exigência.
3. A falta de pessoal qualificado vai continuar. Somente nos Estados Unidos haverá déficit de 181 mil profissionais com capacidades analíticas em 2018 e cinco vezes mais do que esse montante para habilidades relacionadas a gestão e interpretação dos dados.
4. Em 2017, arquitetura unificada de plataforma de dados se tornará o alicerce da estratégia de BDA. A unificação ocorrerá em toda a gestão da informação, análise e tecnologia de busca.
5. O mercado vivenciará o crescimento em 2015 de aplicações que integram análises avançadas e preditivas, incluindo a aprendizagem de máquina. Esses aplicativos vão crescer 65% mais rápido do que os sem a funcionalidade preditiva.
6. 70% das grandes organizações já adquiriram dados externos e 100% vão fazê-lo em 2019. Mais organizações vão começar a rentabilizar seus dados, vendendo-os ou fornecendo conteúdos de valor agregado.
7. A adoção de tecnologias para analisar continuamente fluxos de eventos vão saltar em 2015, uma vez que serão aplicadas análises para Internet das Coisas (IoT), mercado que deverá crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 30% nos próximos cinco anos.
8. Plataformas de gerenciamento de decisão vão crescer a uma taxa anual composta de 60% até 2019, em resposta à necessidade de maior coerência nas tomadas de decisões para retenção de conhecimento.
9. Análises de rich media (vídeo, áudio e imagem) vão triplicar em 2015 e emergir como fator-chave para o investimento em tecnologia BDA.
10. Em 2018, metade de todos os consumidores irão interagir com serviços baseados em computação cognitiva numa base regular. Leia mais em  IT Forum 365 12/12/2014

12 dezembro 2014



0 comentários: