24 dezembro 2014

Santander está interessado em comprar sucessor do Banco Espirito Santo

O Santander formalizou seu interesse em comprar o Novo Banco, o sucessor do Banco Espírito Santo, que foi resgatado pelo Estado português em agosto, disse a representação lusa do banco espanhol em comunicado.

"Tendo em conta os termos de referência da venda do Novo Banco, o Santander decidiu apresentar-se para a primeira fase do processo, que consiste na manifestação do interesse", disse o comunicado do Santander-Totta emitido na terça-feira (23).

Antes, o português Banco BPI havia dito que estava interessado em adquirir o Novo Banco.

Fontes do setor bancário disseram que o Banco Popular também expressaria seu interesse no Novo Banco e que também espera que o BBVA participe ao menos da fase inicial.

A mídia portuguesa tem dito que a chinesa Fosun, que em outubro comprou o provedor sanitário Espirito Santo Saude por 460 milhões de euros, também poderia estar interessada.

O predecessor do Novo Banco, BES, desabou por dívida de sua família fundadora, o Espírito Santo. O Novo Banco foi capitalizado com 4,9 bilhões de euros através de um fundo de resolução bancária de Portugal em agosto. O Estado injetou 3,9 bilhões de euros, enquanto o restante foi aportado por outras entidades financeiras.

Portugal espera vender o Novo Banco nos próximos meses e o Banco de Portugal já iniciou o processo de venda. Os possíveis compradores têm até 31 de dezembro para expressar interesse. Espera-se que a fase de ofertas comece no segundo trimestre de 2015.  Por Andrei Khalip e Sergio Goncalves Reuters  Leia mais em Bol.Uol 24/12/2014

24 dezembro 2014



0 comentários: