02 março 2013

FUSÕES E AQUISIÇÕES: 48 TRANSAÇÕES REALIZADAS EM FEVEREIRO/13

No mês de fevereiro/13, foram anunciadas 48 operações de Fusões e Aquisições, representando uma queda de 17%, em relação a jan/13.
Os setores de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI); ALIMENTOS, BEBIDAS E FUMO; EMBALAGENS; OUTROS e TELECOMUNICAÇÕES E MÍDIA são os mais ativos.
A mais importante operação foi a compra da H.J. Heinz pela 3G Capital, dos brasileiros donos da Ambev, e pela Berkshire Hathaway do Warren Buffett, por US$ 28 bilhões.

 Operações de Fusões e Aquisições divulgadas com destaque pela imprensa brasileira no decorrer do mês de FEVEREIRO de 2013.

ANÁLISE DO MÊS 

Apuradas 48 transações no mês de FEVEREIRO/13, em 18 setores da economia brasileira, registrando uma queda de 17% em relação ao mês anterior ( 58 operações).



Os 5 setores mais ativos responderam por 79% do total das operações divulgadas.



Constata-se uma queda de 17% no comparativo do número de transações realizadas no mês de fevereiro em 2013 em relação ao mesmo mês de 2012 .
O mesmo se verifica quanto ao trimestre findo em fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior, com queda de 14%.


 Quanto ao volume de transações ao longo dos últimos doze meses, destaca-se a queda constante do número de operações nos últimos meses.


Em fevereiro/13, o segmento TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) continua liderando com a realização de 17 transações representando 35% do total.
No gráfico dos Top 10 setores mais ativos, além de TI, destacam-se ALIMENTOS, BEBIDAS E FUMO, EMBALAGENS, OUTROS e TELECOMUNICAÇÕES E MÍDIA.
Os TOP 10 mais ativos representaram 83% do total das operações. Em 2012, esses mesmo setores responderam por 47% do total das transações realizadas.



 TOP 5 - MAIORES TRANSAÇÕES EM VALOR 

As maiores operações cujos valores foram divulgados pela imprensa estão destacadas no TOP 5. A compra da H.J. Heinz pela Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, e a 3G Capital, dos brasileiros donos da Ambev, por US$ 28 bilhões, é considerada a maior operação já realizada na indústria de alimentos.



O mercado brasileiro já vem sinalizando nos últimos meses queda do número de transações de M&A. No acumulado do número de negócios realizados nos últimos doze meses fica destacada a reducão do volume a partir de novembro/12


 NEGÓCIOS DO MÊS 

 "MARKET MOVERS" - Brasil 

 "MARKET MOVERS" - Exterior 

SUMÁRIO DOS DESTAQUES DO MÊS - FUSÕES E AQUISIÇÕES 

A ordem da relação das transações de Fusões e Aquisições segue a data em que foram divulgadas pela imprensa e postadas no blog fusoesaquisicoes.blogspot.com. e podem ser localizadas nos endereços abaixo.

 DESTAQUES DA:
 DESTAQUES DO MÊS ANTERIOR 

 M&A - QUEM, O QUÊ, QUANDO, QUANTO, COMO e POR QUÊ 

 A pesquisa FUSÕES E AQUISIÇÕES - DESTAQUES DO MÊS tem o propósito de captar o “clima” do mercado das operações de Fusões e Aquisições bem como sinalizar sua principais tendências. Trata-se da consolidação das informações semanais coletadas pelo blog FUSOESAQUISICOES.BLOGSPOT visando tornar mais acessíveis e conhecidos os negócios de fusão, aquisição e venda realizados entre empresas com atuação no Brasil. Os dados estão limitados às informações noticiadas pela imprensa e, sempre que possível, serão mencionados os nomes dos compradores – investidor estratégico ou fundos de private equity, dos vendedores, a tese de investimento e principais “value drivers”, o valor da transação, forma de pagamento, múltiplos praticados (Valor da Empresa/EBITDA, Valor da Empresa/Receita) etc. Muitas vezes a notícia não é clara a respeito dos valores/forma de pagamentos e respectivos múltiplos. É bem-vinda toda e qualquer contribuição para tornar as informações mais precisas e transparentes.

02 março 2013



0 comentários: