A CMS publicou em mar/13, estudo comparativo sobre as principais práticas nas operações de M&A realizadas na Europa e nos EUA, envolvendo 1.700 transações. O estudo mostra importantes diferenças culturais e regulamentares.
Entre as constatações da mencionada pesquisa da CMS, vale notar a utilização do earnout - parcela do pagamento de parte do preço de aquisição da empresa, vinculada ao cumprimento de metas de desempenho, ao longo de determinado período. A pesquisa destaca que nos EUA, 38% dos negócios realizados em 2012 utilizaram a componente earnout, enquanto na Europa, somente 16%.
Recentemente a FTI Consulting e ReedSmith em apresentação a respeito de Earnouts em Transacões de M&A, também aborda o crescimento da utilização desse componente, evoluindo de 19% em 2006 para 38% em 2010, conforme slide abaixo.
Em outra pesquisa, quadro abaixo, da Thomson Reuters, sob o título M&A Trends and Insight 2012 Q1 Preliminary Report, relata queda do número de transações envolvendo Earnout no período de doze meses findos em fev/2012, abrangendo operações no valor superior a US$ 25,0 milhões.
No Brasil é elevado o grau de desconhecimento a respeito do assunto. Restrita também é a divulgação deste mecanismo por parte das empresas. Por conta disso, a análise da utilização de earnout no processo de aquisição fica limitada.
Mesmo com essas deficiências, mas com o propósito de acompanhar a utilização desta condição de pagamento nos negócios de M&A, FUSOESAQUISICOES.BLOGSPOT criou um indicador com base na proporção de operações divulgadas com earnout e o total das transações realizadas no Brasil, por empresas no segmento de TI.
Somente 13% dos negócios realizados no período de jan e fev/13 utilizaram a componente earnout - foram divulgadas 32 transações sendo que 4 incorporaram o earnout. Por falta de clareza nas informações divulgadas, deixou-se de computar duas transações (que se incluídas totalizariam 6 negócios).
Quanto à métrica de Earnout utilizada nas operações de M&A de empresas de TI, no período de jan e fev/13, no Brasil, 100% das transações utilizaram indicadores financeiros, combinando metas de receita líquida e margem Ebitda.
Nas operações brasileiras de M&A entre empresas de TI, os períodos de apuração para aplicação das métricas de earnout, variaram de até 12 meses, 25% das operações; até 2 anos, 50%; e mais de 3 anos, 25% dos negócios.
Leia mais...
- Estratégia para earnout
- Utilizando o “Earn-out” na compra de empresa.
- Earnout: que percentual utilizar?
- “Cases” de Earnouts utilizados por empresas de TI, Saúde e Educação
0 comentários:
Postar um comentário