26 março 2013

Empreendedor de 17 anos vende startup para Yahoo!

A startup Summly tem um app que condensa textos longos no celular e foi fundada pelo jovem empreendedor Nick D'Aloisio, de 17 anos

A startup Summly, que agrega notícias no celular, foi adquirida pelo Yahoo!. O anúncio foi dado pelo twitter do fundador, Nick D’Aloisio, 17 anos, e pelo blog de Adam Cahan, vice-presidente sênior de produtos móveis e emergentes do Yahoo!. O empreendedor lançou a startup em dezembro de 2011, quando tinha apenas 15 anos.

 O aplicativo desenvolvido possui um algoritmo que pesquisa as notícas da web que o usuário deseja ler e os textos longos são condensados em tópicos.

 A empresa já arrecadou 1,53 milhões de dólares de fundos como Horizons Ventures, betaworks e de investidores-anjo como Brian Chesky, CEO e fundador do AirBnb, e Mark Pincus, fundador e CEO do Zynga. O adolescente também teve um encontro com o designer do iPhone, Jonathan Ive, no Vale do Silício.

 De acordo com a repórter do All Things D, do Wall Street Journal, o Yahoo pagou cerca de 30 milhões de dólares pela startup. Em nota no site do Summly, o jovem empreendedor explica que o aplicativo será retirado da Apple Store.

 Segundo o site especializado em tecnologia, Techcrunch, desde que Marissa Mayer assumiu a posição de CEO do Yahoo!, essa é a terceira aquisição de startups que oferecem serviços móveis feita pela empresa. A primeira compra foi a startup Stamped, baseada em Nova York e que tem um app que permite que os usuários gravem e compartilhem recomendações.

 A segunda aquisição foi anunciada há cinco dias, da startup Jybe, que tem um aplicativo que ajuda pessoas a se conectarem por meio de seus gostos e recomendações sobre comidas ou livros, por exemplo. Por Camila Lam
Fonte: exame 25/03/2013

====================

Garoto de 17 anos vende aplicativo para o Yahoo! Por US$ 30 mi 

Um prodígio londrino da computação está realizando os sonhos do Vale do Silício, com a venda de seu aplicativo para o Yahoo! por US$ 30 milhões.

 O portal de internet, que colocou a tecnologia móvel em posição central em seu novo plano de recuperação, depois de anos de dificuldades, decidiu que era hora de recorrer ao adolescente britânico Nick D'Aloisio e ao aplicativo Summly, que resume notícias automaticamente para leitura nas pequenas telas dos celulares e aparelhos móveis.

 O acordo faz do autodidata D'Aloisio, 17, um milionário. Ele aprendeu sozinho a escrever software, quando tinha 12 anos, e passará a trabalhar no escritório do Yahoo em Londres, enquanto continua seus estudos.

 D'Aloisio foi elogiado pela Apple quando do lançamento do Summly, classificado pela companhia como um dos melhores aplicativos para o iPhone em 2012. O programa foi baixado quase um milhão de vezes antes que fosse retirado da loja de aplicativos da Apple, depois do anúncio da transação. 

"Nick é um pensador excepcional no que diz respeito a produtos", disse Adam Cahan, vice-presidente de produtos móveis e emergentes do Yahoo.

 "Ele representa uma mudança de geração, em termos das coisas sobre as quais pensa, e do significado de uma cultura completamente móvel. A geração dele não é uma geração na qual os aparelhos móveis vêm primeiro; é uma geração na qual só existem aparelhos móveis. E esse é um ponto de vista diferente".

 A Summly contava com capital investido pela Horizons Ventures, a divisão de capital para empreendimentos do conglomerado de Li Ka-shing, bilionário das telecomunicações de Hong Kong. 

Nomes conhecidos da tecnologia e da mídia também investiram no empreendimento, entre os quais os atores Ashton Kutcher e Stephen Fry; Shakil Khan, criador do Spotify; e Mark Pincus, presidente-executivo da Zynga.

 "Meu projeto com a Summly era levar a nossa tecnologia ao maior número possível de usuários", disse D'Aloisio, em referência às centenas de milhões de usuários do Yahoo.

 "Dada a reputação do Yahoo como portal de conteúdo, temos uma oportunidade de mudar de maneira fundamental a maneira pela qual o conteúdo é consumido".

 STANFORD
 D'Aloisio também contou com assistência do Instituto de Pesquisa de Stanford, uma organização de pesquisa e desenvolvimento que também esteve envolvida na criação do sistema Siri de assistência por voz, para a Apple.

 "A visão mais ampla quanto ao projeto e a tecnologia utilizada são ambas muito impressionantes", disse Cahan sobre as capacidades de aprendizado mecânico e processamento de linguagem natural do Summly.

 Em um post anunciando a transação no blog da empresa, Cahan afirmou que, embora os aparelhos móveis estejam mudando nossa rotina cotidiana, "a maioria dos artigos e páginas da web foram formatados para navegação com ajuda de mouse. A capacidade de navegar por eles em um celular ou tablet pode representar um sério desafio, desejamos maneiras mais fáceis de identificar o que é importante para nós".

 Summly tenta solucionar o problema por meio da criação de "instantâneos" de histórias, que permitem aos leitores navegar mais rápido do que se lessem a íntegra dos artigos. O aplicativo será fechado, mas a tecnologia de D'Aloisio será integrada aos aplicativos móveis do Yahoo.

 Dois dos subordinados de D'Aloisio na Summly se transferirão à sede do Yahoo em Sunnyvale, Califórnia, mas por enquanto o criador do app está resistindo aos atrativos do Vale do Silício.

"Tenho 17 anos. Quero ficar com a minha família e meus amigos, terminar a escola", ele disse. "Viverei em Londres pelo futuro previsível". DO "FINANCIAL TIMES"
Fonte: UOL 26/03/2013

26 março 2013



0 comentários: