12 novembro 2011

Para crescer, empresas terão que inovar

Estudo diz que, para atingir classe média global, de 3 bilhões de pessoas em 2030, será preciso mudar estratégia

Pesquisa feita com 547 empresários de todo o mundo mostra que prioridade é entender consumidores locais

As empresas que pretendem crescer e explorar o poder de consumo da nova classe média mundial terão que repensar suas estratégias de atuação nos próximos anos.
É o que revela um estudo feito pela Ernst & Young com 547 executivos de todo o mundo -72 deles brasileiros- obtido com exclusividade pela Folha. A Ásia é o mercado com maior potencial, diz o estudo.

A estimativa é que até 2030 serão 3 bilhões os consumidores de renda média, impulsionando uma demanda de US$ 21 trilhões, atualmente, para US$ 56 trilhões.

Para explorar esses mercados emergentes de maneira mais eficiente, 48% dos executivos de países desenvolvidos afirmaram que entender as necessidades dos consumidores locais é a melhor estratégia. Dos empresários pertencentes a companhias de nações emergentes, 55% acreditam ser esse o caminho mais adequado.

"A classe média é composta por pessoas que contribuem muito para o consumo em geral. Existem diversas oportunidades para atingir esse público que está sedento por consumo", analisa André Viola Ferreira, sócio da Ernst & Young Terco.

A estratégia mais irrelevante na opinião dos entrevistados foi "habilidade para compartilhar recursos e conhecimento além das fronteiras". Apenas 15% de cada grupo de executivos consideraram esse fator importante.

O relatório aponta ainda que empresários de companhias com crescimento de Ebitda (lucro antes de juros, taxas, depreciação e amortização) acima da média estão mais propensos a reconhecer as oportunidades proporcionadas pela classe média.

"No Brasil, a questão de saúde e educação ganha muito importância. O consumo, portanto, é muito variado e por isso é desafiador e interessante todo esse momento que o país está vivendo", diz. Po RICARDO SCHWARZ
Fonte:folhadeso12/11/2011

12 novembro 2011



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