19 outubro 2018

Construtech Ventures investe em startup de gestão de infraestrutura

A Construtech Ventures, venture builder focado na cadeia de construção e mercado imobiliário, realizou seu primeiro investimento em uma startup de fora do Brasil. Seu portfólio de construtechs terá agora a portuguesa Infraspeak, que desenvolve soluções inovadoras para gestão de infraestruturas.

O aporte foi realizado em uma rodada que teve ainda a participação dos fundos Firstminute Capital (Reino Unido),  Innovation Nest (Polônia), da aceleradora 500 Startups (Estados Unidos) e da gestora de fundos de risco Caixa Capital (Portugal). Caixa Capital e 500 Startups já eram investidores da Infraspeak, e agora reforçaram sua participação.

A Infraspeak desenvolve uma plataforma que dá eficiência à manutenção de edifícios e máquinas.  Um software em nuvem conecta todos os setores responsáveis pelos serviços, agilizando a comunicação e eliminando a necessidade de gastos com papel. Técnicos usam um aplicativo da startup para consultar a agenda de trabalho, ter acesso a documentações, evitar deslocamentos desnecessários e tirar dúvidas com gestores, clientes e outros profissionais. Com essa solução, a empresa cresceu mais de 200% em 2017, e conquistou clientes em 6 países.

“A Infraspeak acrescenta inteligência a processos que geralmente são feitos de forma muito burocrática, e com pouca gestão da informação”, diz Bruno Loreto, head do Construtech Ventures. “Este passo internacional nos coloca em contato direto com o que há de mais inovador no mundo nesta área, e pode multiplicar a produtividade que nossas outras startups já geram aqui no Brasil”. Além da Infraspeak, a Construtech Ventures tem hoje startups em Florianópolis, São Paulo e Recife, que acrescentam tecnologia ao canteiro de obras, à venda e ao aluguel de imóveis e terrenos, e ainda a reparos e reformas.

A Infraspeak foi fundada em 2015 e já processou mais de 7 milhões de tarefas de manutenção. A startup pretende usar os novos investimentos para expandir as operações no Reino Unido, na Espanha e na França. Hoje a empresa já tem 10 vagas de emprego abertas, e pretende criar novas até o fim de 2018. “Após três anos focados no desenvolvimento do produto, na aquisição de clientes de referência e na criação de uma equipe da qual nos orgulhamos, chegou o momento de ambicionar novos voos. Fomos atrás dos parceiros certos para levar a Infraspeak para mais mercados internacionais e não podíamos estar mais orgulhosos de ter alguns dos melhores investidores do mundo a nos apoiar neste projeto”, afirma o luso-brasileiro Felipe Ávila da Costa, cofundador e CEO da Infraspeak nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O crescimento da plataforma é uma prioridade da Infraspeak. E para isso a startup tem realizado iniciativas como a Everything Works Tour 2018, uma turnê por 7 cidades de 4 países (Portugal, Reino Unido, Espanha e Brasil) para promover a discussão de temas relevantes entre profissionais de manutenção e operações. No Brasil o encontro acontecerá em 12 de dezembro, em Florianópolis. Leia mais em startupi 16/10/2018

19 outubro 2018



0 comentários: