10 julho 2018

Grupo Zahran já comprou a TV Anhanguera. Só falta anunciar a aquisição

Não haverá recuo e até a TV Globo pressiona pelo fechamento do negócio. O grupo de Mato Grosso não demonstra interesse pelos jornais

Nos corredores da TV Globo, é dada como certa a venda da TV Anhanguera para o Grupo Zarhan, de Mato Grosso. Devido ao “incentivo” — ou pressão (sobretudo por causa da queda da audiência; TV Serra Dourada e TV Record estariam goleando a ex-emissora rainha) — da família Marinho e dos executivos da empresa, o negócio é incontornável.

Se é assim, por qual motivo o Grupo Jaime Câmara ainda não repassou o comando para o Grupo Zahran? Nenhuma das empresas fala publicamente sobre o assunto, alegando que o negócio ainda não está inteiramente fechado. Mas nos bastidores das empresas, tanto em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e em Goiás, comenta-se que duas questões estão emperrando a venda.

Primeiro, por não ter expertise em jornal impresso, o Grupo Zahran não tem manifestado qualquer interesse pelos jornais “O Popular” — a empresa teria a informação de que o jornal é deficitário (apesar de “muito respeitado”) — e “Daqui” (que, embora não seja deficitário, não teria faturamento comercial considerável). Os impressos são tratados como “patinhos feios”. “Ninguém os quer”, afirma um publicitário. Os “pais”, a família Câmara, querem passá-lo adiante. O padrasto, o Grupo Zahran, o rejeita, por não considerá-lo lucrativo.

Jaime Câmara Júnior (majoritário), Cristiano Câmara, Tasso Câmara (segundo maior acionista) e Tadeu Câmara: familiares que têm ações no Grupo Jaime Câmara
“O Popular” e o “Daqui”, se entrarem no negócio, serão como penduricalhos. Quase um “presente” — talvez de grego —para o grupo Zahran.

Segundo, afiança um publicitário, há a questão dos valores. Inicialmente, comentou-se que o Grupo Jaime Câmara seria vendido por 750 milhões de reais — incluindo meios de comunicação e imóveis. Em seguida, começaram a ventilar que a valor estaria próximo de 380 milhões de reais. Nos últimos dias, o valor teria caído para 250 milhões de reais — o que teria se tornado um empecilho à negociação. Um advogado sugere que o valor é bem acima de 250 milhões de reais.

Apesar de alguns entraves, não há mais volta: o Grupo Jaime Câmara, possivelmente até o fim deste mês, fará parte do Grupo Zahran. É o que os três grupos, Zahran, Jaime Câmara e Globo, querem. O que se está fazendo, nos últimos dias, são ajustes de contas. O negócio está fechado — só falta anunciar. Por Euler de França Belém  Leia mais em jornalopcao 09/07/2018

10 julho 2018



0 comentários: