09 novembro 2011

O conselho de Abilio Diniz aos empresários: “não sonhem; sejam práticos”

Em palestra, Abilio afirma que empresas precisam equilibrar expectativas e realidade
Abilio: objetivos não podem estar descolados da realidade

O empresário Abilio Diniz já passou por muitas dificuldades antes de chegar à posição que ocupa – o de maior varejista do país, com o Grupo Pão de Açúcar. E, segundo ele, boa parte das suas conquistas foi feita sempre com os dois pés no chão.

Abilio foi um dos palestrantes da HSM Expomanagement nesta terça-feira. Falando sobre estratégia e liderança, o empresário mandou um recado a todos aqueles que almejam trilhar caminhos semelhantes ao seu: "empresário não tem direito de sonhar, tem que ser pragmático e objetivo".

Segundo ele, os objetivos de curto ou longo prazo de qualquer companhia precisam ser sempre equilibrados e de acordo com a realidade em que estão inseridos. Questionado sobre quais são seus planos profissionais para os próximos cinco anos, Abilio se limitou a dizer que o grupo Pão de Açúcar vai continuar a crescer.

Dois pilares

"Hoje já somos os maiores do Brasil”, disse. “Vamos continuar trabalhando para, quem sabe, sermos os maiores do mundo. Minhas metas e ambições são sempre equilibradas", afirmou o executivo.

Ainda de acordo com o empresário, a gestão do grupo Pão de Açúcar hoje é baseada em dois princípios básicos: gente e processos. Se as coisas não vão bem ou não saem como o esperado, pode ter certeza que a uma coisa ou outra está falhando.

“As empresas precisam ter processos claros e pessoas certas. Uma das coisas que temos evitado no grupo Pão de Açúcar é fazer reunião. As empresas só fazem reuniões quando não sabem o que fazem ou querem dividir a culpa de algo que possa dar errado. Isso acaba travando as companhias e ocupando demais o tempo dos funcionários”, afirmou Abilio.

09 novembro 2011



0 comentários: