24 setembro 2019

Reprovado 7 vezes no trainee da Ambev, empresário vende consultoria de RH por R$ 70 mi

O início profissional de Paulo Mendes não foi fácil. Nos fim dos anos 1990, seu objetivo não era diferente da maioria dos aspirantes a executivos: trabalhar na gigante das bebidas Ambev. O sonho, porém, nunca foi realizado, apesar das sete tentativas de cavar uma oportunidade. Hoje, 20 anos mais tarde, Mendes acabou de vender a 2Get, empresa de recrutamento e seleção que criou há dez anos, para o grupo americano Heidrick & Struggles, em um acordo avaliado em R$ 70 milhões.

“A chance da gente sempre chega”, diz Mendes, de 41 anos, sobre a venda da 2Get, empresa que continuará a liderar mesmo após o acordo com a gigante dos EUA. Com 12 consultores e 50 funcionários, a companhia foi fundada depois que o empresário conseguiu duas oportunidades como executivo: na Votorantim, onde o mineiro iniciou a carreira em São Paulo, e na construtora Tenda.


Após alguns anos na Votorantim, de onde saiu em busca de um negócio que crescesse em maior velocidade, acabou na construtora Tenda, na qual chegou um ano antes da abertura de capital da construtora dedicada ao setor de baixa renda. Foi uma história de fracasso: apesar de a empresa ter feito uma grande abertura de capital, em 2007, e de por algum tempo ter atraído a Gafisa como sócia, o valor do negócio acabou “virando pó”, admite Mendes.

Os custos e a organização de uma operação que crescia vertiginosamente se mostraram muito complexos para a administração da Tenda, diz Mendes. Mas foi na construtora que Mendes teve sua primeira oportunidade realmente relevante na área de recursos humanos. Apesar de atuar como diretor comercial e de marketing, uma de suas funções foi apoiar as contratações. Ele já tinha alguma experiência nisso, graças a uma rápida passagem pela consultoria Michael Page.

“Eu me envolvi em todo o processo, tendo que contratar 900 pessoas em um ano”, lembra. “E, com isso, eu me aproximei de várias consultorias de RH.” Em uma época de bonança econômica, Mendes lembra que teve de construir relacionamentos para conseguir preencher as vagas que oferecia. “A Tenda não era tão atraente, pois era muito mais fácil atrair talentos para companhias como Coca-Cola e Unilever.”

Empreendimento
Além da experiência no mundo do RH, a Tenda também aproximou o empreendedor do fundo Galícia. Em 2009, o Galícia – que tem ex-pesos-pesados justamente da Ambev entre os fundadores – funcionou como uma espécie de investidor-anjo da 2Get.

Ainda antes de o mercado de trabalho descer ladeira abaixo, a 2Get teve de buscar um nicho para se destacar entre um mar de nomes internacionais, como Korn Ferry, Michael Page e a própria Heidrick & Struggles, que agora compra 100% de suas ações. Um dos focos, conta o empresário, foram as companhias familiares, que sempre foram deixadas meio de lado pelas grandes consultorias.

Com essa receita, conseguiu crescer cerca de 40% todos os anos, desde o início de sua operação. Fontes de mercado confirmaram ao Estado confirmaram que a 2Get, antes da aquisição, era a maior empresa de seu ramo de capital 100% nacional, seguida de perto pela Exec, que surgiu mais ou menos na mesma época.

Com a venda de 100% do negócio à Heidrick, a 2Get deverá continuar seguir no nicho em que já atua – a busca de candidatos para cargos de alta gerência e diretoria – e ampliar o investimento em tecnologia. Segundo Mendes, ferramentas desenvolvidas pela companhia permitem a leitura do perfil de um profissional na internet – incluindo o LinkedIn, artigos escritos e comunidades de discussão – via robô, agilizando o processo de contratação.

“É algo importante, pois as empresas de tecnologia começam a roubar o faturamento da indústria de consultoria. Temos de atuar nas duas frentes.”.. Estadão Leia mais em msn 24/09/2019

========

Heidrick & Struggles compra a 2GET, uma das líderes em serviços de recrutamento de executivos no Brasil

A aquisição irá expandir significativamente a presença da Heidrick & Struggles no Brasil e fortalece sua posição de líder global, entregando serviços premium de seleção e recrutamento de executivos orientados por dados e soluções em capital humano

CHICAGO e SÃO PAULO, 24 de Setembro de 2019 – A Heidrick & Struggles (Nasdaq: HSII), empresa premium de serviços de seleção e recrutamento de executivos, avaliação e desenvolvimento de lideranças, eficácia de equipes e organizações e formação de cultura em âmbito global, anuncia hoje a aquisição da 2GET, companhia de recrutamento de executivos no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no País. Detalhes do negócio não foram divulgados.

Fundada em 2009, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, a 2GET é uma das empresas líderes no mercado de recrutamento de executivos no País, com 13 consultores e 50 funcionários. Paulo Mendes, um dos fundadores e membro do board da 2GET, irá liderar a nova operação da Heidrick & Struggles no Brasil.

“A aquisição da 2GET nos permite expandir significativamente a presença da Heidrick & Struggles no Brasil, e estaremos melhor preparados para atender o mercado local, assim como nossos parceiros multinacionais de maior porte presentes no país”, informou o presidente e CEO da Heidrick & Struggles, Krishnan Rajagopalan. “A Heidrick & Struggles e a 2GET compartilham o compromisso em entregar serviços premium de recrutamento de executivos e soluções em capital humano para nossos clientes, utilizando plataformas e ferramentas digitais inovadoras e orientadas por dados”, afirmou Rajagopalan. “Trazendo a bordo Paulo Mendes e o time da 2GET, nós estamos dando boas-vindas a um líder em seleção e recrutamento de executivos experiente e uma equipe dinâmica e com visão de futuro para a rede global da Heidrick & Struggles.”

“Nós estamos empolgados em fazer parte da família Heidrick & Struggles e esperamos uma nova fase de crescimento e de inovação”, disse Paulo Mendes. “O Brasil é um mercado vibrante e nós vemos uma crescente demanda por serviços de recrutamento de executivos e consultoria em liderança. Com a combinação do alcance global da Heidrick & Struggles e um extenso portfólio de serviços de consultoria em liderança, junto com a experiência no mercado local e DNA digital, nós podemos trazer serviços excepcionalmente diferenciados para nossos clientes no Brasil.”

A 2GET oferece serviços de recrutamento de executivos com foco em direção e executivos C-level, permeando uma série de setores da economia, incluindo Agronegócios, Consumo & Varejo, Serviços Financeiros, Indústria, Life Sciences, Mídia, Petróleo & Gás, Mercado Imobiliário e Construção, além de Tecnologia. A companhia também fornece serviços de recrutamento de executivos para empresas familiares, fundos de investimentos e portfólios de venture capital. Adicionalmente, a 2Get oferece uma ampla gama de serviços de avaliação e de consultoria com foco em lideranças.

 Sobre a Heidrick & Struggles
A Heidrick & Struggles (Nasdaq: HSII) atende às necessidades de liderança e de talentos de nível sênior das principais organizações do mundo, atuando como consultoria de confiança em serviços de recrutamento de executivos, avaliação e desenvolvimento de liderança, eficácia de equipes e organizações e formação de cultura. A Heidrick & Struggles foi pioneira na área de recrutamento de executivos há mais de 60 anos. Atualmente, a companhia fornece soluções integradas de liderança para ajudar seus clientes a mudar o mundo (one leadership team at a time®). www.heidrick.com

Sobre a 2GET
A 2GET está entre as principais empresas de recrutamento de executivos em cargos de liderança no Brasil, e oferece serviços de seleção para posições sênior e de liderança, incluindo membros de boards, CEO’s e cargos C-level... Leia mais em 2get 24/09/2019

24 setembro 2019



0 comentários: