23 setembro 2019

Como é feito o cálculo do valor de uma startup?

O valuation, palavra inglesa para o valor de mercado de uma empresa, é uma mistura de ciência e intuição para os negócios; conheça um guia completo sobre o assunto

Valuation é o termo em inglês para avaliação de empresas. É o processo de estimar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações.

Definir o valor de mercado de uma empresa, ou fazer o valuation dela, é geralmente, o ponto que mais gera discussão num processo de investimento.

Isso porque as premissas que são utilizadas sempre envolverão um pouco de previsão. E ninguém tem uma bola de cristal para saber se isso vai se concretizar ou não.

Afinal de contas, estamos trabalhando com startups, que hoje em dia são concebidas para serem empresas de crescimento exponencial, e nesse tipo de empresa não é possível prever quando se iniciará o crescimento exponencial, nem em quantas vezes o faturamento será multiplicado.

Nas empresas tradicionais, realizar um "valuation" é um pouco mais fácil, já que o seu crescimento é mais linear e mais factível de ser previsto, mas nem mesmo assim ele deixa de ser arbitrário e gerar distorções.

Um dos principais equívocos quando se fala em valuation de empresas nascentes e emergentes, as startups, é a ordem em que as etapas acontecem no processo de cálculo. A maioria das pessoas acredita que é assim:

  1. Calcular o valuation da empresa;
  2. Estimar o volume do investimento necessário;
  3. Calcular a participação societária do investidor a partir dos resultados acima.

Na prática as coisas funcionam de uma maneira totalmente diferente. Ficando mais ou menos assim:

  1. Definir o volume de investimento que faz sentido (VARIÁVEL 1);
  2. Negociar a participação societária (VARIÁVEL 2);
  3. Calcular o valuation da empresa a partir dos resultados acima.

Mas, para reduzir essas dúvidas, foram criadas diversas formas de ajudar no cálculo e tentar chegar em um valor que seja o mais próximo da realidade. E, para explicar a você como funciona este processo para as startups, vou apresentar um Guia Completo de Valuation, elaborado pela Endeavor.

Para quem não conhece, a Endeavor é uma ONG de empreendedorismo que atua no Brasil desde 2000, com operações ativas em oito estados. De lá pra cá, já apoiou centenas de empreendedores de alto impacto, fomentando o ecossistema empreendedor brasileiro.

Na CapTable, a plataforma de investimentos em startups da StartSe, sempre buscamos auxilio com um terceiro para nos ajudar a validar o valuation das startups que oferecemos ao nosso público. Porque para que seja um bom investimento para você o primeiro passo é ter um valuation justo que permita que realmente existam ganhos exponenciais. Por Paulo Deitos Leia mais em starse 23/09/2019

23 setembro 2019



0 comentários: