24 setembro 2018

Aquisição de participação na Tempo Assist pela Dico, da SwissRe, é aprovada pelo Cade

A Superintendência-Geral do Cade autorizou a operação de aquisição de participação acionária na empresa USS Soluções Gerenciadas S.A. (“Tempo Assist” ou “Empresa-Alvo”) pela Swiss Re Direct Investments Company Ltd (“DICO” ou “Compradora”) (a “Operação”).

Compradora
O Grupo Swiss Re, sediado em Zurique, na Suíça, é composto pela Swiss Re Ltd (empresa-mãe) e suas subsidiárias, incluindo a Compradora, DICO (conjuntamente, o “Grupo Swiss Re” ou “Grupo Comprador”). O Grupo Swiss Re é um fornecedor de seguros, resseguros e outras formas seguradas de transferência de risco.

Empresa-Alvo
A Tempo Assist é uma fornecedora independente de serviços de assistência residencial, pessoal e de veículos. A empresa também possui outras atividades secundárias, por meio de suas subsidiárias, especialmente nos setores de call-center e gestão de serviços de sinistros/regulação de sinistros.

A Tempo Assist é controlada por dois fundos administrados por afiliadas do Grupo Carlyle (“Grupo Carlyle” ou “Grupo Vendedor”). Carlyle é uma gestora global de ativos alternativos, cujos fundos investem mundialmente em quatro divisões de investimento:
(i) Corporate Private Equity (aquisição e crescimento de capital); Real Assets (imobiliário, infraestrutura, energia e recursos renováveis);
(iii) Global Credit (crédito estruturado, mezzanine, distressed, fundos hedge e dívida para empresas de médio porte); e
(iv) Solutions (fundos de private equity e coinvestimentos e atividades secundárias). Carlyle não é controlado por qualquer entidade ou indivíduo1.

A Operação
Para o Grupo Swiss Re, a Operação representa uma oportunidade de investimento para obter retornos financeiros através de participação minoritária em negócio de serviços de assistência. O Carlyle enxerga a entrada de um novo acionista na Empresa-Alvo como uma forma de sustentar o crescimento e desenvolvimento da Empresa-Alvo. Como investidor financeiro (em vez de estratégico), Carlyle pretende se beneficiar do potencial crescimento no valor de seu investimento na Empresa-Alvo.

Com relação a potenciais relações entre o Grupo Swiss Re e a Empresa-Alvo, tendo em vista o foco do Grupo Swiss Re em seguros de risco comercial, as Partes entendem que não existe relação complementar (ou, nem mesmo, vertical) entre os produtos de seguros oferecidos pelo Grupo Swiss Re no Brasil e os serviços de assistência da Empresa-Alvo. Não obstante, mesmo considerando uma relação hipotética, a Operação não resultaria em quaisquer preocupações, tendo em vista a participação de minimis do Grupo Swiss Re no Brasil, independentemente da delimitação do mercado de seguros, e também porque o mercado de serviços de assistência é fragmentado, sendo Tempo Assist um dos diversos players.

Por outro lado, a Operação pode resultar em relações verticais insignificantes entre as atividades das subsidiárias da Tempo Assist em regulação de sinistros e serviços de call-center e os produtos de seguros do Grupo Swiss Re no Brasil. Entretanto, as respectivas participações de mercado são bastante limitadas tanto no mercado downstream como no upstream, de modo que não resultarão em quaisquer preocupações concorrenciais, independentemente da definição de mercado adotada. Leia mais em cade 20/09/2018

24 setembro 2018



0 comentários: