28 agosto 2017

Gilead Sciences vai comprar a Kite Pharma por US$ 11,9 bilhões

A empresa de biotecnologia americana Gilead Sciences, fabricante do Truvada, utilizado no tratamento e prevenção da aids, vai comprar o laboratório farmacêutico Kite Pharma por 11,9 bilhões de dólares, anunciou a empresa em um comunicado.

A operação que deve ser concluída no quarto trimestre do ano, foi "aprovada por unanimidade" pelos conselhos administração das duas empresas, informa o documento.

Com a compra, a Gilead Sciences espera diversificar sua fonte de arrecadação. A empresa elevou suas previsões anuais, depois de superar as expectativas no segundo trimestre. Mas deve enfrentar de maneira especial a redução de suas vendas de tratamentos contra a hepatite C.

Comercializados entre os primeiros tratamentos contra a hepatite C, Harvoni e Sovaldi enfrentam há alguns meses a concorrência de medicamentos genéricos.

A Kite Pharma é uma das líderes mundiais de uma terapia celular emergente para a luta contra o câncer chamada "CAR-T", considerada particularmente promissora.

Esta tecnologia consiste em reprogramar geneticamente as células do sistema imunológico para detectar e matar as células cancerígenas.

Um primeiro produto da Kite Pharma, direcionado a um tipo de linfoma, deve ser aprovado nos Estados Unidos no quarto trimestre de 2017 e no próximo ano na Europa, destaca o comunicado.
A Gilead Sciences fez uma oferta de 180 dólares por ação da Kite Pharma, o que representa uma valorização de 29% em relação ao fechamento de sexta-feira.

A empresa de biotecnologia americana planeja financiar a compra, que é parte de uma oferta pública de aquisição amistosa, com fundos próprios, dívida bancária e bônus sênior não garantidos, indica o comunicado.  AFP /Agence France-Presse Leia mais em EM 28/08/2017

28 agosto 2017



0 comentários: