07 fevereiro 2014

Gafisa estuda cisão de unidades em empresas independentes

A incorporadora Gafisa iniciou estudos para uma separação das unidades de negócio Gafisa e Tenda em duas companhias abertas e independentes. Segundo comunicado ao mercado, a separação é o próximo passo da administração da companhia "para reforçar geração de valor".

 As empresas têm perfis estratégicos, operacionais e estrutura de capital distintos, explica a Gafisa. A unidade Gafisa é uma operação estabelecida, atuando na média e alta renda.

 A divisão Tenda recentemente reiniciou seus lançamentos dentro de um novo modelo de negócios e é uma das poucas companhias atuantes na Faixa 2 do Minha Casa Minha Vida, um segmento "com alto potencial de crescimento", afirma a incorporadora. Além disso, as sinergias verificadas entre as operações das empresas são baixas, segundo a Gafisa.

 Entre os objetivos da separação, a Gafisa destaca a intenção de permitir aos acionistas alocar recursos entre as duas unidades de acordo com seus interesses e estratégias de investimento. Outro objetivo é estabelecer estruturas de capital sustentáveis para cada uma das empresas, com base em seu perfil de risco, para que sejam alocados os recursos de acordo com suas prioridades estratégicas. A Gafisa também pretende dar maior visibilidade ao mercado sobre a performance isolada de cada unidade.

 A primeira fase da operação deve durar 90 dias e será liderada pelo atual presidente da Gafisa, Alceu Duilio Calciolari, que deixará o cargo após o período. O executivo ingressou na companhia em 2000 como diretor financeiro. "Tendo concluído o processo de ?turnaround', eu sinto que este é o momento oportuno para completar um ciclo de liderança de sucesso na Gafisa", afirma Calciolari, no comunicado.

 Sandro Gamba, atual diretor-executivo da unidade Gafisa, será o presidente da companhia, e Rodrigo Osmo, que dirige a Tenda, assumirá como presidente dessa empresa. Gamba ingressou na Gafisa como estagiário em 1995, tendo atuado na área de operações, como diretor de novos negócios e diretor de negócios regional São Paulo.

 Osmo se juntou à Gafisa em 2006, tendo atuado como diretor de desenvolvimento de negócios e diretor superintendente de Alphaville. André Bergstein continuará como diretor financeiro da Gafisa.

 O conselho de administração espera avaliar os estudos para a separação das unidades nos próximos meses. Se aprovada pelo conselho e pelos acionistas em assembleia, a operação poderá ser concluída ao longo de 2015, com solicitação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para conversão do registro da Tenda para categoria A, como companhia aberta autorizada a negociar suas ações, e a sua listagem no Novo Mercado da BM&FBovespa.  Valoronline
Fonte: Uol 07/02/2014

07 fevereiro 2014



0 comentários: