30 agosto 2018

Apple compra startup que produz lentes para realidade aumentada

Companhia deu mais um passo no projeto de lançar seus próprios óculos tecnológicos no futuro próximo

Lançar óculos de realidade aumentada é um dos objetivos da Apple para os próximos anos

AApple avançou no mercado de realidade aumentada ao adquirir a startup de lentes holográficas Akonia Holographics. Após a Reuters ter revelado a operação, a companhia confirmou a compra da empresa baseada em Denver, nos Estados Unidos.

A Akonia foi fundada em 2012 por um grupo de cientistas inicialmente focada em armazenamento de dados oriundos da realidade aumentada – tecnologia em que projeções virtuais são levadas ao plano físico. Mais tarde, passou a se dedicar ao desenvolvimento de lentes para óculos com este fim.

Com mais de 200 patentes registradas nesse ramo, a startup deve ajudar no projeto da companhia fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak de lançar seu kit físico de realidade aumentada até o final de 2020, objetivo revelado recentemente pela Bloomberg. No ano passado, a Apple já havia comprado a Vrvana, que produz headsets personalizado para o uso dos óculos.

CEO da Apple, Tim Cook já declarou algumas vezes no passado recente que a realidade aumentada deve ser bastante explorada pela empresa nos próximos anos. Conforme reporta a Fast Company, no ano passado o executivo comentou em conferência com analistas que a tecnologia “é uma daquelas coisas que olharemos para trás e ficaremos maravilhados por termos desenvolvido”.

Com as aquisições, a primeira empresa a valer mais de US$ 1 trilhão ganha suporte operacional para acelerar etapas do processo, como desenvolvimento dos equipamentos físicos que permitem a projeção de realidade aumentada.

Recentemente, a Apple lançou seu ARKit, conjunto de funcionalidades no iOS que permite a desenvolvedores usarem a tecnologia no sistema. O grande objetivo, porém, é ter um dispositivo à parte – provavelmente um headset – dedicado a projeções virtuais no ambiente físico. Com o acesso às lentes da Akonia, mais um dos elementos envolvidos já fica sob domínio da Maçã. Leia mais em epocanegocios 30/08/2018

30 agosto 2018



0 comentários: