12 outubro 2020

Americanos Paul Milgrom e Robert Wilson vencem Nobel de Economia de 2020 por melhora na teoria de leilões

Prêmio foi concedido por “melhorar a teoria dos leilões e inventar novos formatos de leilões”

Os americanos Paul Milgrom, de 72 anos, e Robert Wilson, 83, foram premiados com o Nobel de Economia nesta segunda-feira (12) por seus trabalhos sobre melhora na teoria nos leilões, em particular para atribuições de frequências de telecomunicações.

O “Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel” é concedido a eles por “melhorar a teoria dos leilões e inventar novos formatos de leilões” em “benefício de vendedores, compradores e contribuintes em todo o mundo”, destacou o júri da Academia de Ciências da Suécia.

A dupla é conhecida por estar por trás do conceito de venda de licenças de frequência de telecomunicações nos EUA. Os dois economistas são professores de Stanford e também trabalharam nos mecanismos de alocação de slots de pouso em aeroportos.

“Os leilões estão por toda a parte e afetam o nosso dia a dia”, ressaltou o júri.

Uma das descobertas de Milfrom e Wilson é que a oferta feita de forma racional tende a ser abaixo da melhor estimativa sobre o valor comum por causa da preocupação com a chamada “maldição do vencedor”, ou seja, pagar em excesso e, por isso, ter prejuízo.

Paul R. Milgrom é natural de Detroit, no estado de Michigan, e tem doutorado pela Universidade Stanford, onde também atua como professor. Já Robert B. Wilson é de Geneva, no Nebraska, e tem doutorado pela Universidade Harvard. Ele leciona em Stanford.

Os vencedores dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

No ano passado, o Prêmio Nobel de Economia foi entregue a três pesquisadores, Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, pela abordagem experimental em aliviar a pobreza no mundo. Confira todos os laureados. (Com Agência Estado) Leia mais em infomoney 12/10/2020



12 outubro 2020



0 comentários: