11 outubro 2020

2020 é a nova bolha das empresas de tecnologia?

O termo “bolha pontocom” faz referência ao boom de empresas de tecnologia no final da década de 90 até o início dos anos 2000, na onda do crescimento da internet. Neste ano, há nova discussão se os preços das techs fazem ou não sentido.

Nos últimos dois anos, a quantidade de investidores que possuem ações e fundos imobiliários mais do que triplicou. 

Estatisticamente falando, a probabilidade é maior de que você, leitor, seja um recém chegado ao mercado, e não um veterano.

Com as ações de tecnologia sendo as grandes campeãs de 2020 e negociando a valuations super elevados, você deveria se perguntar: 

Corro o risco de estar chegando para presenciar o estouro de uma nova bolha?

O termo “bolha pontocom” faz referência ao boom de empresas de tecnologia no final da década de 90 até o início dos anos 2000, na onda do crescimento da internet. 

Datam dessa época o nascimento de empresas que hoje estão entre as maiores do mundo, como Amazon, Google, Salesforce e muitas outras. 

Mas, para cada caso de sucesso, existem dezenas de outros fracassos retumbantes, de empresas que transformaram o capital do investidor em pó. 

O apetite por risco era tanto na época, que muitas captações (e até mesmo IPOs) aconteceram sem que as empresas tivessem sequer um produto em estágio operacional. 

Nos primórdios da internet, em que ainda não se sabia muito bem como monetizar conteúdo na rede, as empresas eram avaliadas simplesmente por “views”.

Seu site tem muitos “views”? Excelente, então você vale alguns milhões de dólares. ...Leia mais em seudinheiro 11/10/2020



11 outubro 2020



0 comentários: