30 junho 2020

Consigo arrecadar fundos em tempos do Covid-19? - a “nova” matriz de captação de recursos

O Covid-19 é o evento global em 2020, causando muita incerteza no mercado de financiamento de startups. As rodadas diminuíram por várias razões, como aumento da incerteza econômica, redução de negócios para empresas que causam receitas deprimidas, incapacidade de fundos e empreendedores se encontrarem pessoalmente e aumento do foco dos VCs em suas empresas de portfólio existentes.

Perguntas como "posso levantar recursos atualmente?" E "como a Covid afetará a captação de recursos?" têm sido onipresentes ao conversar com os fundadores em estágio inicial nas últimas semanas.

Na tentativa de responder a essas perguntas e ilustrar o mercado atual de captação de recursos,  Peter Specht, da Investment Manager da Creandum criou a matriz abaixo para classificar as empresas que estão levantando nesse novo ambiente.

Para simplificar, o eixo x classifica as empresas de “sólida” a “muito forte”, com referência a métricas (crescimento, retenção, economia de unidade, etc.) e oportunidade (necessidade, tamanho de mercado, equipe etc.). Intencionalmente, deixei de fora uma quarta coluna do eixo x de "ruim", pois não espero que más oportunidades sejam financiadas no ambiente atual ou no passado.

O eixo y refere-se ao impacto do Covid-19 no crescimento e foi segmentado em ruim (crescimento negativo, por exemplo, startups de viagens), neutro (crescimento igual ou reduzido, mas ainda em crescimento) e positivo (crescimento significativamente acelerado, por exemplo, saúde digital , colaboração remota, comunicação etc. - pense em Zoom Video).

Em poucas palavras, afirma que novas alocações de capital estão sendo e continuarão sendo principalmente atribuídas a foguetes, pilotos e estrelas. As “melhores” empresas continuarão sendo procuradas, mas simplesmente ser “forte” ou “sólido” muitas vezes não será suficiente para aumentar mais externamente. ... Leia mais em blog.creandum 18/05/2020

30 junho 2020



0 comentários: