18 novembro 2019

Projeção de economistas para crescimento do PIB em 2020 sobe a 2,17%

É a segunda semana seguida de alta nas estimativas, aponta pesquisa Focus do BC. Previsão para Selic cai a 4,25%

Economistas elevaram a projeção do PIB para 2020 pela segunda semana consecutiva, segundo pesquisa Focus do Banco Central (BC) divulgada nesta segunda-feira e que reúne as estimativas das principais instituições financeiras do país. A nova previsão de crescimento para o ano que vem é de 2,17%.

Na semana passada, era de 2,08%, superando a projeção de 2% que vinha sendo apontada pelos analistas há algumas semanas, sem alteração.

Dólar: Moeda recua a R$ 4,17 com reformas e negociações EUA-China no radar dos investidores

Recuperação do crédito, aumento, ainda que informal, da ocupação, a aprovação da reforma da Previdência e a liberação do FGTS explicam esse otimismo maior dos economistas. Sílvio Campos Neto, sócio da Consultoria Tendências, vai revisar sua projeção para 2020. Ainda mantém a estimativa de expansão de 1,8%, mas deve revisar para acima de 2%:

— A política monetária está contribuindo bastante. O país está colhendo o resultado das reformas dos últimos ano. Há recuperação do crédito, retomada do setor imobiliário, e alguma ajuda do mercado de trabalho. São vários elementos que vão nessa direção de melhora moderada.

A melhora no emprego, para Campos Neto, fará a massa salarial (soma dos salários ) subir 2,4% em 2020.

Os analistas esperam mais da política monetária tanto que reduziram a previsão para a taxa básica de juros, a Selic. Esperam que feche 2020 em 4,25%, ligeiramente maior que a meta de inflação de 4% .

Luís Otávio Leal, economista-chefe do Banco ABC Brasil, é mais otimista. Prevê alta de 2,5% no PIB de 2020. Ele espera expansão de 1% no último trimestre de 2019, que impulsionará o PIB de 2020.

— Com esse avanço em dezembro, principalmente com a liberação do FGTS, 2020 já começa crescendo 1,2%.

Mas pode haver frustração, como houve nos três anos anteriores, quando os analistas previam alta de 2% ou mais do PIB, e a economia crescera pouco acima de 1%, diz Leal:

— Primeiro semestre será decisivo. Se o governo se mantiver no caminho das reformas, o país continuará crescendo, mas se optar por isenções e benefícios para o país crescer mais rápido, essa projeção pode ser frustrada.

Os economistas preveem ainda inflação sob controle, em 3,6% em 2020, e a Selic (a taxa básica de juros) a 4,25% ao fim do ano que vem. Na semana passada, a projeção para os juros esram de 4,5%.

O BC reduziu a Selic nas últimas três reuniões e sinalizou que deve fazer mais um corte neste ano. Hoje, a taxa está em 4%. Os economistas ouvidos pela Focus preveem a taxa em 4,5% no fim de 2019, como já apontava a pesquisa na semana passada.


Outros indicadores para 2019 não sofreram alteração, como o PIB, cuja projeção foi mantida em 0,92%. A previsão de inflação foi revisada levemente para cima, a 3,33%, ante 3,31%... Leia mais em epocanegocios 18/11/2019



Veja também


18 novembro 2019



0 comentários: