14 novembro 2019

Como Softbank está deixando sua marca na indústria de venture capital na América Latina

O SoftBank, cujo fundo de 5 bilhões de dólares para a América Latina está trazendo um volume inédito de recursos para as startups da região, também está cortejando fundos de venture capital locais, um movimento pouco comum para o investidor japonês que está revolucionando a cena tech na região.

A maneira mais comum de investir do SoftBank no mundo todo é colocar dinheiro diretamente nas startups, mas na América Latina ele reservou parte dos recursos para investir em fundos de venture capital.

A indústria de venture capital é relativamente incipiente na América Latina, e os investimentos do Softbank nos fundos ajudariam a estimular a inovação, particularmente no desenvolvimento de startups maiores, que são o principal alvo do Softbank.

Mas executivos da indústria dizem que os recursos do Softbank aplicados em venture capital são atrelados a exigências que vários fundos consideram desfavoráveis.

Fontes com conhecimento do assunto dizem que uma das condições impostas pelo Softbank é um direito de preferência para investir em empresas do portfolio dos fundos que decidam, num estagio posterior, levantar mais recursos ou que sejam colocadas à venda.

Isso poderia colocar o Softbank em vantagem como um potencial investidor líder em rodadas de financiamento futuras e também poderia dar ao conglomerado japonês vantagens em relação a outros investidores do mesmo fundo, segundo as fontes.

As fontes afirmam que o desejo do Softbank de obter vantagens pode provocar conflitos de interesse em relação a outros investidores, que também gostariam de ter o direito de co-investir com o fundo. Dois fundos brasileiros de venture capital rejeitaram as condições propostas pelo Softbank, segundo duas fontes com conhecimento do assunto.

O SoftBank também pede aos fundos que aceitem uma cláusula de não-competição por investimentos em startups menores e dêem prioridade ao conglomerado japonês nessas companhias, segundo uma das fontes.

A indústria de venture capital ainda é pequena na América Latina, com investimentos totais de apenas 2 bilhões de dólares no ano passado, embora este valor signifique o quádruplo do investido em 2016.

No Brasil, a maior economia da América Latina, a indústria de venture capital representa apenas 0,04% do PIB, enquanto nos Estados Unidos chega a 0,43%, e na China, 0.33%, segundo um relatório da McKinsey & Company.

Na primeira metade de 2019, os investimentos de venture capital na região chegaram a 2,6 bilhões de dólares, mais que o triplo dos 780 milhões de dólares do ano anterior, segundo dados da Association for Private Capital Investment in Latin America, conhecida como Lavca. Mais de um terço disso veio da aposta de 1 bilhão de dólares do Softbank numa única empresa, o aplicativo colombiano de entregas Rappi.

O Softbank pretende investir cerca de 500 milhões de dólares do capital do fundo de América Latina em outros fundos de venture capital, mas não informou até agora dados exatos de investimento.

A Reuters publicou em setembro que o Softbank tinha fechado acordos de investimento com dois fundos, o brasileiro Valor Capital e o argentino Kaszek Ventures, que recentemente anunciou ter captado 600 milhões de dólares de investidores. Não está claro se o Valor e o Kaszek aceitaram as condições demandadas pelo Softbank.

Representantes do Valor, Softbank e Kaszek preferiram não comentar o assunto.

AVALIAÇÃO
Não é incomum que investidores em venture capital liderem rodadas sucessivas de financiamento em startups, e que a avaliação da empresa aumente a cada rodada de investimento... Leia mais em investing 14/11/2019



Veja também.

14 novembro 2019



0 comentários: