01 novembro 2019

CEO da Fiat Chrysler explica motivos da fusão com a Peugeot-Citroën

Nova marca será a quarta maior montadora do mundo do setor automobilístico, com potencial de venda anual de quase 9 milhões de unidades

 Nesta quinta-feira (31), a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a PSA Peugeot Citroën anunciaram que concluíram o acordo de fusão.

Unidas, as empresas formarão a quarta maior montadora do mundo, com potencial de venda anual de quase 9 milhões de unidades e receita combinada de aproximadamente 170 bilhões de euros.

O InfoMoney teve acesso a um comunicado interno enviado por Mike Manley, CEO do grupo FCA, no qual explica os motivos da fusão.

Segundo Manley, a fusão tem o objetivo de criar uma empresa “global líder em mobilidade – um grupo com a escala, talentos e recursos para competir e vencer numa indústria em transformação”.

O executivo explica que, ao se tornar um único grupo, as empresas serão capazes de gerar valor significativo, com uma sinergia de cerca de 3,7 bilhões de euros.

Manley ressalta, no entanto, que as sinergias advindas da fusão não são baseadas no fechamento de fábricas – o que pode indicar que não haverá demissões de funcionários.

A fusão gera a união de 12 fabricantes nos segmentos de luxo, premium, carros de passeio e comerciais leves. Entre as marcas, estão: Fiat, Chrysler, Jeep, Alfa Romeo, Maserati, Peugeot e Citroën.

Na conta oficial das marcas, são 20 empresas, que incluem subdivisões de veículos comerciais, de competição, entre outros.

Além disso, Manley explica que, nas próximas semanas, deverá sair um Memorando de Entendimento e, após mais algum tempo, haverá um acordo sobre a documentação definitiva e aprovações dos acionistas.


Segundo a assessoria de imprensa da empresa, antes do fechamento da transação, a FCA vai distribuir aos seus acionistas um dividendo especial de 5,5 bilhões de euros, assim como sua participação acionária na Comau.

Adicionalmente, antes da conclusão, a Peugeot vai distribuir a seus acionistas a sua parcela de 46% na Faurecia, fornecedora da companhia.

Confira o comunicado na íntegra:

“Prezados(as) colegas,

Tenho o prazer de anunciar que caminhamos para uma fusão 50/50 com o Groupe PSA, com o objetivo de criar um grupo global líder em mobilidade – um grupo com a escala, talentos e recursos para competir e vencer numa indústria em transformação.... Leia mais em infonoey 01/11/2019

01 novembro 2019



0 comentários: