20 novembro 2019

6 tecnologias para carros do futuro que você deve conhecer

As tecnologias para carros do futuro já estão se tornando presentes em alguns veículos. Veja o que já existe e o que deve estar em breve nas ruas.

Quando se fala em tecnologias para carros do futuro, muita gente já imagina os carros voando, como era visto em desenhos e filmes dos anos 80. Essa talvez até venha a ser uma realidade, mas não nos próximos anos.

Por outro lado, o sonho do veículo andar sozinho pode estar mais próximo do que se imagina. Algumas mudanças nos carros como conhecemos hoje e a forma de lidar com a sua manutenção devem chegar nos próximos anos.

Hoje em dia já temos muitas facilidades em relação aos veículos, seja na compra de peças automotivas por sites (por exemplo pecasauto24.pt), comprar pneus online e até mesmo carros por encomenda pela internet, mas a tendência é que a tecnologia não somente ajude a cuidar do seu auto, mas também esteja cada vez mais presente nele.

Conheça algumas das tecnologias para carros do futuro que já estão sendo criadas e em pouco tempo estarão nas ruas.

1. Realidade aumentada
Essa é uma tecnologia já presente em pouquíssimos veículos, mas que em breve deve chegar a diversos modelos.

O para-brisas deve ser uma verdadeira central de informações e trazer dados como a velocidade do veículo, condições do trânsito, mapas, simulação de faixas e outras.

Tudo isso para facilitar a vida do motorista que não mais precisará olhar na tela do smartphone esses dados.
Além disso, será possível controlar diversas informações, como o desgaste dos pneus e saber quando é preciso comprar pneu online ou substituir outra peça comprando pela internet.

2. Veículo autônomo
A inteligência artificial está tornando os carros cada vez mais inteligentes a ponto que possam andar sem a necessidade de um motorista ao volante.
Já existem modelos em teste e logo isso deve ser mais acessível as pessoas.

Será possível informar o destino para o carro e ele fará tudo sozinho. Seguirá o seu destino mantendo uma distância seguro do veículo a frente, respeitará o limite de velocidade e até mesmo estacionará ao chegar ao local.

Além de não ter que se preocupar com o trânsito, as chances de acidente reduzem drasticamente, uma vez que os veículos são programados para respeitar uma série de regras.

3. Carros elétricos
Combustíveis fósseis como a gasolina ou com matérias-primas renováveis, como é o caso de etanol, emitem uma grande quantidade de poluentes e passaram a ser uma preocupação da indústria automotiva.

As tecnologias para carros do futuro já permitem que eles sejam produzidos com motores elétricos, que são bem menos poluentes, mais silenciosos e serão recarregados rapidamente.

Esse tipo de motor já está presente nas ruas, mas por conta de seus valores elevados, ainda não é acessível a todos. Em um futuro não distante, esse cenário deve mudar e logo a maior parte da frota deve circular com motores elétricos.

4. Carro que freia sozinho
Enquanto os veículos totalmente autônomos não estão disponíveis, algumas tecnologias mais simples já são utilizadas, entre elas os carros que freiam sozinhos.

Os sensores acoplados na parte externa são capazes de perceber aproximações frontais, laterais e traseiras e acionar os freios se percebe a possibilidade de um impacto.
Se o motorista se desligar e pisar mais fundo no acelerador, o veículo assume o comando e reduz a velocidade para que ele não colida com o da frente.

5. Detector de buracos
No Brasil, essa é uma solução bastante interessante, afinal, não é raro encontrar buracos pelas ruas que podem danificar os carros.

A Land Rover desenvolveu uma tecnologia que permite que os carros detectem irregularidades nas pistas, como buracos, rachaduras e bueiros.
Essas informações são enviadas para as autoridades locais para que tomem providências e consigam melhorar as vias. Elas também são compartilhadas entre outros veículos da montadora e servem de alerta para quando os motoristas forem transitar por esses locais.

6. Biometria
A biometria é capaz de reconhecer a impressão digital de cada pessoa e pode substituir o uso das chaves pela identificação feita apenas pelo dedo.

A pessoa, ao entrar no veículo, poderá se identificar apenas posicionando o dedo no local indicado, mas a ideia é que ela possa ir além e oferecer outros serviços.

Nos carros que são compartilhados, por exemplo, entre um casal, ao identificar a biometria, os bancos, espelhos e até mesmo a temperatura poderá ser ajustada conforme a preferência de cada pessoa.

Haverá a possibilidade de monitorar os condutores, como batimentos cardíacos, temperatura corporal e outros. Se identificado que a pessoa está passando mal ou sofreu um mal súbito, o socorro será acionado automaticamente.

As tecnologias para carros do futuro são diversas e visam trazer mais comodidade para quem está ao volante, transformar a maneira de dirigir, preservar o meio ambiente e diminuir os acidentes... Leia mais em oficinadanet 20/11/2019



Veja também



20 novembro 2019



0 comentários: