A gestora de ativos brasileira Gávea Investimentos negocia a venda de sua participação na Azul Linhas Aéreas Brasileiras, segundo duas pessoas com conhecimento direto do assunto.
Os atuais acionistas da Azul planejam exercer o direito de comprar a participação da Gávea na terceira maior companhia aérea do Brasil, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o assunto não é público e as negociações estão em andamento.
Não está claro quanto a Gávea possui na Azul, mas sua participação na empresa foi avaliada em R$ 212,5 milhões (US$ 61,9 milhões) em junho, segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Entre os demais investidores da Azul estão David Neeleman, que fundou a JetBlue Airways antes de criar a Azul, e o conglomerado chinês HNA Group, que possui participação de 24 por cento. A United Continental, empresa aérea com sede em Chicago, EUA, adquiriu uma participação de 5 por cento no ano passado por US$ 100 milhões.
A Gávea, a Azul, a United e a HNA preferiram não comentar.
A Gávea foi uma das investidoras originais da startup com sede em São Paulo quando ela começou a operar, em 2008. A empresa está de saída após a longa espera por uma venda de ações da Azul em uma oferta pública inicial, processo adiado nos últimos anos devido aos tombos do mercado brasileiro de ações.
A empresa aérea informou em outubro, quando o Ibovespa registrou alguns dos melhores retornos do mundo, que estava acompanhando o mercado de perto para determinar o melhor momento para um IPO. A Azul ainda não estabeleceu prazo para a oferta, disse uma das pessoas, acrescentando que a aérea não tem pressa de vender ações, considerando a volatilidade recente gerada pelos resultados das eleições nos EUA.
Com sede no Rio de Janeiro, a Gávea, que tem como um de seus fundadores o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, possuía cerca de US$ 4,7 bilhões sob gestão em outubro, segundo seu website. A empresa mantém a participação na Azul por meio do fundo GIF II-FIP.
A exemplo de concorrentes brasileiras como a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, a Azul reduziu sua frota para se ajustar à demanda menor em meio a dois anos de recessão.
Os passageiros-quilômetros transportados da Azul, um indicador de tráfego, caíram 5,2% em outubro em relação ao ano anterior, contra um declínio de 5,6% do mercado doméstico como um todo, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os quilômetros por assento disponível, um indicador de capacidade, caíram 5,8%. A participação de mercado da Azul ficou estável em cerca de 17%.Fabiola Moura e Jessica Brice (Bloomberg) -- Leia mais em bol.uol 07/12/2016
07 dezembro 2016
Gávea Investimentos negocia venda de fatia na Azul, dizem fontes
quarta-feira, dezembro 07, 2016
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Ruy Moura
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