22 dezembro 2016

Santander aposta em milhas para tirar do Itaú clientes do Citi

O Santander perdeu para o Itaú a disputa pela operação de varejo do Citi no Brasil, mas deu um drible no concorrente ao fechar parceria como programa de benefícios da American Airlines. A Folha apurou que o banco espanhol passará a emitir cartões vinculados à companhia aérea a partir de março.

Considerado um dos programas de benefícios mais vantajosos do mercado, o A Advantage tem clientes fiéis e dispostos a pagar pela anuidade do cartão do Citi (R$ 450 no platinum).O motivo é que as milhas não expiram se o usuário acumular novos pontos ou resgatá-los a cada 18 meses.
Além disso,esses consumidores têm maior poder aquisitivo e oferecem menor risco de calote durante a crise.

São 650 mil membros do A Advantage no Brasil, mas nem todos têm ligação com o Citi.A Folha apurou que a expectativa é que o programa tenha1milhão de associados no país, sendo que o Santander espera vender cartões para até 70% deles.

O processo não será simples, no entanto.O banco espanhol terá acesso aos dados da American Airlines, mas não às informações dos detentores dos cartões —essas pertencerão ao Itaú.
Em setembro, a instituição comandada por Roberto Setubal pagou R$ 750 milhões pelo braço de varejo do Citi, desbancando o Santander.A aquisição ainda precisa do aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do Banco Central.

Quando os clientes do Citi forem incorporados pelo Itaú, o cartão perderá o vínculo como programa da American Airlines. Portanto, os novos gastos não servirão para acumular milhas, mas os pontos existentes continuarão disponíveis.

Se quiserem juntar pontos como A Advantage, os usuários precisarão voar pela companhia ou migrar para o Santander.

“Não sei até que ponto a relação do cliente com a American Airlines faria ele mudar de banco para manter o programa”, diz Boanerges Ramos Freire, sócio da consultoria Boanerges e Cia.
Para ele,o mais provável é que o Itaú faça uma contraoferta para manter o cliente.
Santander e Itaú não comentaram a operação.OCiti disse que os benefícios atuais do cartão estão mantidos.22/12/2016 - Folha de S.Paulo Leia mais em portal.newsnet 22/12/2016

22 dezembro 2016



0 comentários: