16 maio 2016

Itaú recebe propostas pela Liquigás

As propostas para a compra da Liquigás, divisão de gás de cozinha da Petrobrás, foram enviadas ao banco Itaú BBA nos últimos dias, segundo fontes próximas ao assunto. O ativo da estatal, avaliado em cerca de R$ 1,5 bilhão, tem sido alvo de cobiça de grandes grupos, como Ultra, Supergasbrás (da holandesa SHV) e Copagaz (do empresário Ueze Zahran), conforme antecipou o Estado há duas semanas. À época, a estatal e as potenciais interessadas não comentaram o assunto.

A expectativa, segundo uma das empresas que enviou proposta para o banco, é que a instituição financeira, que assessora a estatal na venda do ativo, comece a selecionar os principais interessados dentro dos próximos 45 dias para a definição da exclusividade na operação.

O mercado nacional de gás de cozinha é concentrado nas mãos da Ultragaz, maior deste segmento, com 23,11% de participação. A companhia da estatal é a segunda, com 22,61%, seguida da Supergasbrás, com 20,42%. A Copagaz está na quinta posição, com 8,19%.

A estatal, que está em um amplo processo de desinvestimento, enfrenta dificuldades para se desfazer de seus principais negócios. Na quintafeira passada, a Petrobrás informou que fechou acordo de exclusividade por 60 dias com a canadense Brookfield para alienar a divisão de gasodutos Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e que seu conselho de Administração aprovou a venda da fatia da companhia na Petrobrás Argentina à Pampa Energia. Outros ativos da estatal são alvo da Brookfield, como a fatia da petroleira na petroquímica Braskem. Procurados, Itaú e Brookfield nao comentaram. - O Estado de S.Paulo Leia mais em portal.newsnet 16/05/2016

16 maio 2016



0 comentários: