23 abril 2013

Altus vende 15% da empresa e reforça sua internacionalização

Acordo foi assinado ontem com a Beijer Electronics, na cidade sueca de Malmö

A Altus caminha a passos largos para a internacionalização dos seus negócios. A empresa, que tem a sua sede em São Leopoldo, anunciou a venda de 15% da participação acionária da operação para a Beijer Electronics, player sueco e líder em vendas no continente europeu de produtos para automação industrial.

 O acordo foi assinado ontem, na cidade de Malmö, e celebrado com um jantar regado a peixe e vinho entre os sócios das duas operações. “Estamos entusiasmados com essa parceria, que nos abre portas importantes no mercado internacional e confere ao nosso produto um status ainda mais global”, disse o presidente da Altus, Luiz Francisco Gerbase, direto da Suécia. Ele estava ao lado do presidente do Conselho de Administração da Altus, Ricardo Felizzola. Os valores da negociação não foram divulgados. Mas, segundo o executivo, o percentual da empresa foi “muito bem valorizado” pelos novos sócios.

 Esse acordo impacta a Altus, especialmente, do ponto de vista das exportações do controlador programável da série Nexto. Isso porque a Beijer Electronics irá comercializar o produto, com a sua marca, no mundo todo. “Esse é um case raro no Brasil de uma empresa brasileira que faz um contrato de exportação de longo prazo de produtos de alta tecnologia”, observa Gerbase.

A história entre as duas companhias teve início em 2005, quando a Altus passou a distribuir no Brasil um produto desenvolvido pela Beijer, as Interfaces Homem-Máquina (IHMs), que são os displays usados em equipamentos de automação industrial. Em 2012, outro acordo comercial foi selado, dessa vez para que a empresa brasileira passasse a fornecer para a Beijer um de seus principais produtos: os controladores lógicos programáveis (CLPs) da Série Nexto. Agora, após oito anos, as duas empresas decidiram dar um passo adiante. Com a sociedade, a Altus vai manter o domínio sobre sua tecnologia e estratégia de mercado.

 O Nexto é um sistema de automação capaz de controlar de forma distribuída e redundante processos industriais complexos – como uma plataforma de petróleo – além de automatizar máquinas e linhas de produção de alta performance. Essa é a quarta plataforma desenvolvida pela Altus para controladores programáveis. Toda concepção do produto, lançado em 2012, foi voltada a criar uma solução de classe mundial. Para Gerbase, essa aliança comprova, exatamente, o reconhecimento da Beijer Electronics e do mercado aos diferenciais tecnológicos dessa solução. Patricia Knebel
Fonte: jcrs.uol 23/04/2013

23 abril 2013



0 comentários: