18 julho 2020

IPO: o que é, como funciona e quando é uma oportunidade?

Se você acompanha o noticiário financeiro já percebeu que a sigla IPO voltou com tudo. No mercado, a expectativa é de que ao menos 30 empresas façam sua estreia na bolsa de valores até dezembro.

Mas você sabe o que significa um IPO? Como ele funciona? Quais as vantagens e desvantagens para o investidor?

IPO é a sigla para “Initial Public Offering”. Em português, significa Oferta Pública Inicial. 

Ao fazer um IPO, a empresa coloca parte de suas ações à venda na bolsa de valores com o objetivo de captar recursos a um custo mais barato do que um financiamento bancário, por exemplo. Esse evento marca a primeira venda de ações de uma empresa, podendo movimentar milhões ou até bilhões em um só dia. 

Com mais dinheiro em caixa, a empresa pode ampliar fábricas, expandir operações, comprar concorrentes ou até mesmo pagar dívidas.

Ao abrir o capital, no entanto, terá que atender a uma série de regras de transparência e prestação de contas ao mercado e aos órgãos reguladores.

A principal vantagem para a empresa é que ela obtém dinheiro sem precisar pagar juros. Por outra lado, terá que dividir parte de seus lucros com os novos sócios.  

Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Anbima), os IPOs movimentaram R$ 10,2 bilhões em 2019 – alta de 51,7% em relação a 2018.

Em 2019, cinco empresas brasileiras fizeram sua estreia na B3: Centauro (CNTO3), Vivara (VIVA3), Banco BMG (BMGB4), C&A (CEAB3) e Neoenergia (NEOE3). 

Só no primeiro semestre de 2020, cinco IPOs foram registrados. Entraram na bolsa brasileira Mitre Realty (MTRE3), Moura Dubeux (MDNE3), Locaweb (LWSA3), Priner (PRNR3) e AllPark (ALPK3).

O que você verá neste artigo:
  • Como funciona um IPO?
  • Algumas etapas de planejamento de um IPO:
  •  Ofertas primárias x ofertas secundárias
  • Quais as diferenças entre IPO, OPA e Follow-on?
  •  A oferta pública inicial é vantajosa para o investidor?
  • Como participar de um IPO?
  • Como funciona um IPO?
O dia do IPO de uma empresa é sempre muito aguardado e festejado. O movimento demonstra que a companhia tomou uma decisão importante e estratégica e está focada em expandir os negócios. Ela passa a mensagem ao mercado de que o negócio tende a prosperar e que quer crescer.

Mas como se dá essa operação? 

Quando a empresa decide abrir seu capital para novos investidores na bolsa de valores, ela precisa deixar de ser uma companhia limitada e se tornar uma S.A (Sociedade Anônima).

É básico ter um plano de negócios bem elaborado e uma sólida estrutura corporativa e financeira. Além de mecanismos de compliance (que evitam fraudes e desvios éticos), gestão de riscos e uma eficiente relação com investidores. 

O processo para chegar até o IPO pode levar mais de ano para sair do papel. A empresa precisa contratar assessores financeiros e fazer um intenso processo de planejamento. É preciso, por exemplo, realizar uma.. Leia mais em euqueroinvestir 18/07/2020 


18 julho 2020



0 comentários: