22 janeiro 2020

Valor de mercado da XP supera R$100 bilhões

Empresa acumulou uma valorização de mais de 60% desde a sua estreia no mercado acionário norte-americano no final do ano passado

O valor de mercado da XP Inc chegou a superar 100 bilhões de reais (240 bilhões de dólares) nesta quarta-feira, acumulando uma valorização de mais de 60% desde a sua estreia no mercado acionário norte-americano no final do ano passado.

IPO da XP Investimentos foi o 9ª maior do mundo em 2019

Na máxima da sessão, os papéis foram negociados a 43,52 dólares, uma valorização de mais de 7% em relação ao fechamento da véspera. Por volta de 16:50, as ações desaceleraram os ganhos e eram cotadas a 42,53 dólares, alta de 4,8%.

Tal valor - considerando a cotação de fechamento do dólar à vista comercial na véspera, de 4,2060 reais - supera o valor de mercado da B3, preterida pela XP na hora da escolha sobre o local para o seu IPO, feito na Nasdaq, em Nova York. Considerando a cotação máxima desta sessão, o valor da B3 alcançava 98 bilhões de reais, segundo cálculos da Reuters e dados da Refinitiv.

Entre os grandes bancos, considerando as cotações máximas nesta sessão, a distância ainda é razoável.

O valor de mercado de Itaú Unibanco supera 300 bilhões de reais, enquanto o do Bradesco encosta em 270 bilhões de reais. Santander Brasil ultrapassa 165 bilhões de reais e o Banco do Brasil fica em torno de 140 bilhões de reais.

O BTG Pactual, que muitos veem como principal concorrente para a XP, tinha um valor de mercado de cerca de 80 bilhões de reais.

No começo do mês, analistas de vários bancos começaram a cobrir as ações da XP, com recomendações entre "neutra" e "compra" e preços-alvo variando ao redor de 43 dólares.

Naquela ocasião, os analistas do Credit Suisse liderados por Marcelo Telles destacaram que XP é a plataforma de investimento independente dominante no Brasil e que tem sido uma empresa de rápido crescimento e lucrativa.

Analistas do Goldman Sachs ressaltam no começo do mês que a XP Inc está em uma posição única para ganhar participação dos grandes bancos no Brasil, enquanto seus concorrentes não bancários são significativamente menores em escala... Leia mais em epocanegocios 22/01/2020


Fique por dentro de tudo que está acontecendo  no mercado de IPOs e FOLLOW ONs


22 janeiro 2020



0 comentários: