27 janeiro 2020

7 start-ups norte-americanas para acompanhar este ano

Cimento que absorve dióxido de carbono. Algoritmos que evitam desperdício de alimentos. Estes são exemplos de duas das áreas em que atuam algumas das sete start-ups norte-americanas apontadas como aposta para este ano.

O enfoque das start-ups que se seguem na resolução de problemas – desde os cuidados de saúde ao pagamento de prémios de seguros, passando pela compras de mercearia – de forma inovadora vai ter um grande impacto na sociedade. É essa inovação que torna as sete start-ups listadas pela Inc.com, significativamente apelativas.

Solidia
No domínio das alterações climáticas, a produção de cimento é um dos principais culpados, representando cerca de 7% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa. A Solidia, com sede em Nova Jérsia, usa um processo patenteado para solucionar o problema, substituindo calcário por um material sintético que utiliza temperaturas mais baixas e menos energia que os métodos tradicionais. O cimento resultante absorve CO2 à medida que endurece, o que equivale a um processo de produção com uma pegada de carbono 70% mais baixa. A Solidia foi lançada nos EUA em agosto de 2019 em parceria com a empresa de pavimentação EP Henry.

Shape Therapeutics
Fundada em 2018 e sedeada em Seattle, a Shape Therapeutics está a desenvolver tecnologia que modifica o RNA humano (ácido ribonucleico) para corrigir mutações ou eliminar doenças. Em novembro de 2019 obteve (com base no trabalho inovador do professor de bioengenharia na UC-San Diego, Prashant Mali) uma ronda de série A de 35,5 milhões de dólares, o que vai ajudar a empresa a construir a equipa e a abrir um escritório-satélite em Cambridge, Massachusetts, ainda em 2020.

Better.com
A Better.com, com sede na cidade de Nova Iorque, está a tentar melhorar o processo de pedido de registo de hipoteca, colocando-o online. A empresa não cobra taxas ou comissões, capitaliza antes os juros. E se os tradicionais pedidos de hipoteca podem demorar semanas, a pré-aprovação no Better.com leva apenas alguns minutos, graças a um processo amplamente automatizado. A empresa, que em 2019 emprestou mais de 4 mil milhões de dólares a compradores de casa, anunciou uma ronda de financiamento de 160 milhões em agosto, o que aumentou o seu financiamento total para 254 milhões de dólares. Aprovada em 44 estados norte-americanos, entra este ano no mercado de Nova Iorque e espera estar nos 50 estados até março deste ano.

Afresh
O retalho nos EUA deita fora todos os anos alimentos estragados no valor de 18 mil milhões de dólares, o que é mau tanto para o bottom line como para o meio ambiente. A start-up Afresh, de São Francisco, cria software que usa algoritmos e inteligência artificial para ajudar as lojas a otimizar os inventários de alimentos frescos e a reduzir o desperdício. Criada em 2016, a empresa diz ter firmado parcerias de milhões de dólares com várias redes de supermercados, e está a negociar mais. Algumas das lojas parceiras relataram que a adoção da aplicação (em tablet) as ajudou a reduzir para metade o desperdício de alimentos.

Understory
Sedeada em Madison, Wisconsin, esta start-up constrói sensores climáticos que reúnem 125 mil pontos de dados por segundo, rastreando aspetos como precipitação, vento, temperatura, pressão do ar e humidade. Em 2019 fez uma parceria com a seguradora MSI GuaranteedWeather. Os dados reunidos vão ajudar a determinar pagamentos de seguros de automóveis em sinistros relacionados com granizo – uma nova abordagem aos seguros que pode tornar os pagamentos mais rápidos e precisos. Em seguida, a start-up pretende avançar para os seguros estruturais e agrícolas.

Movandi
A implantação do 5G, a rede sem fios de quinta geração, vai acelerar em 2020. Mas alguns especialistas temem que a tecnologia (que tem enorme potencial graças à capacidade de transferir grandes quantidades de dados de forma rápida) não seja tão acessível para quem se encontra fora das áreas de grande densidade.
A Movandi, com sede em Irvine, Califórnia, pretende ultrapassar essa situação. Cria tecnologia que amplia o alcance das bandas de espectro 5G. E embora o sinal sem fios perca potência se não estiver na linha de visão do destinatário, a tecnologia da Movandi pode contornar o sinal em torno de prédios e de outros obstáculos. A start-up, que tem 30 milhões de dólares em financiamento, diz estar em negociações com os principais fornecedores de serviços sem fios para possíveis parcerias.

Petal
Os consumidores podem dizer adeus ao nível de crédito: a Petal determina se são elegíveis para um cartão de crédito utilizando fatores como a remuneração e extratos bancários. Direcionada para pessoas mais jovens que ainda não têm uma linha de crédito sólida, a start-up não cobra taxas – incluindo de pagamentos em falta – e oferece prémios em dinheiro. Em 2020 a empresa  nova iorquina vai expandir as suas operações em grande escala graças a uma recente ronda de financiamento de 30 milhões de dólares em capital de risco, mais 300 milhões em financiamento de dívida... Leia mais em linktoleaders 27/01/2020


Fique por dentro de tudo que está acontecendo  no mercado de STATUPS


27 janeiro 2020



0 comentários: