31 janeiro 2020

Toyota investe US$ 394 milhões em startup de táxi aéreo elétrico

A startup vai desenvolver um projeto experimental para a construção de uma aeronave elétrica com capacidade para quatro passageiros

A montadora japonesa de automóveis Toyota participou da última rodada de investimentos da startup de táxi aéreo elétrico Joby Aviation, sediada na Califórnia, injetando US$ 394 milhões na empresa. A startup vai desenvolver um projeto experimental para a construção de uma aeronave elétrica pilotada de aterrissagem e decolagem verticais (eVTOL, na sigla em inglês).

Com capacidade para quatro passageiros mais o piloto, a aeronave Joby terá seis hélices, um alcance de 150 milhas (aproximadamente 240 km) e poderá voar até 200 milhas por hora (cerca de 320 km/h).

Outras empresas também estão desenvolvendo veículos semelhantes, como a Volocopter, da Alemanha, e a Kitty Hawk, da Califórnia, apoiada pela Airbus. A Joby, no entanto, é uma das primeiras startups a receber investimentos robustos de grandes montadoras.

Além das aeronaves VOLT, a Joby planeja criar um novo serviço de transporte que pode ser implementado em grandes cidades. Com o financiamento da Toyota, a startup poderá usar a experiência da montadora para resolver problemas de fabricação em grande escala.

Em comunicado, a Toyota afirmou que “compartilhará sua experiência em controles de fabricação, qualidade e custos para apoiar o desenvolvimento e a produção das aeronaves”. “Esse apoio, juntamente com o investimento de capital, acelerará a certificação e a implantação desse novo modo de transporte local”, disse a montadora.

Além da Toyota, a Joby firmou uma parceria anunciada em dezembro do ano passado para lançar táxis voadores com a Uber até 2023... Leia mais em epocanegocios 31/01/2020


31 janeiro 2020



0 comentários: