O IRB Brasil (IRBR3) anunciou na sexta-feira (3), após o fechamento do mercado, que realizou a venda de 94 por cento das cotas que detinha de seu fundo imobiliário IRB Internacional para o fundo imobiliário XP Malls pelo preço total de 308 milhões de reais.
A transação representa um ganho de capital antes dos impostos de 10,28 milhões de reais sobre o total do valor patrimonial das cotas do Fundo Imobiliário detidas pelo IRB Participações Imobiliárias.
As cotas detidas pelo fundo do IRB tem rentabilidade anualizada de 19,79 por cento ao ano, o que corresponde a aproximadamente 213 por cento do CDI no período.
O Fundo Internacional é proprietário de 19,9 por cento do Internacional Guarulhos Shopping Center, de modo que o XP Malls adquiriu uma participação de 18,71 por cento no empreendimento.
A XP Malls poderá adquirir os 6 por cento remanescentes do fundo do IRB se determinadas condições forem cumpridas.
A XP Malls estima uma potencial distribuição de dividendos de 1,32 real por cota no ano.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para o preço das cotas do XP Malls (XPML11) no curto prazo, pois a aquisição gera valor para o sócio do fundo imobiliário enquanto tem menor impacto para as ações da IRB Brasil devido ao pequeno porte da operação em relação ao valor de mercado da companhia.
O retorno em dividendos adicional para o cotista do fundo da XP Malls é de 0,9 por cento ao ano.
Apesar dos 308 milhões de reais adquiridos com a venda representarem menos de 1 por cento do valor de mercado do IRB (37 bilhões de reais), a operação também é positiva para a companhia pois é um sinal de que a empresa de resseguros quer focar naquilo que sabe e faz de melhor.
O Internacional Guarulhos é o maior e mais dominante shopping de Guarulhos (SP), segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo com mais de 1,3 milhão de habitantes. Próximo ao aeroporto internacional de Guarulhos e localizado às margens da Rodovia Dutra, o que facilita o alto fluxo de pessoas.
O Internacional Guarulhos possui 75,9 mil metros quadrados de Área Bruta Locável e 354 lojas, sendo um dos empreendimentos mais completos do estado de São Paulo ao atender às classes A, B e C. O shopping é controlado pela empresa General Shopping (GSHP3).
Leia mais em spacemoney 06/01/2020
06 janeiro 2020
Compra de empreendimento é jogada certa para fundo imobiliário XP Malls
segunda-feira, janeiro 06, 2020
Compra de empresa, Investimentos, Private Equity, Transações MA, Venda de Empresa
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário