21 novembro 2019

Venda do Serpro e Dataprev avança

Programa de Parcerias de Investimentos aprovou a venda das estatais de TI do governo federal.

Dataprev e Serpro foram as primeiras estatais a receber o sinal verde para venda.

O conselho do Programa de Parcerias de Investimentos deu aval para a privatização do Serpro e da Dataprev, estatais de tecnologia ligadas ao ministério da Economia e à Previdência.

A aprovação na PPI era um passo necessário para o avanço do processo, iniciado em agosto com estudos de viabilidade.

As duas estatais de TI do governo, junto com a Ceagesp, companhia de armazéns de São Paulo, são as primeiras das 18 estatais divulgadas pelo governo em agosto como alvo de privatizações.

A privatização dessas 16 empresas, entretanto, não significa necessariamente a venda total da estatal.

Em alguns casos, o governo pretende manter uma participação acionária ou parte do ativo. Para cada uma dos projetos está sendo estudada uma modelagem, segundo explicou ao G1 a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier.

Seillier disse ainda que não possui um cronograma definido  e precisará também de aval do Congresso Nacional.

Ambas estatais federais de processamento de dados estão sob a responsabilidade do novo ministério da Economia, liderado por Paulo Guedes, e, portanto, com menos impedimentos internos para uma eventual privatização.

A Dataprev armazena dados relacionados a 35 milhões de segurados no INSS.

Já o Serpro, além do sistema de interoperabilidade das diferentes redes públicas, detém os dados sobre Imposto de Renda, das pessoas e empresas, sobre CPF, Carteira de Motorista, importação e exportação, controle portuário, passaportes e repasses federais, entre outros.

Tanto Dataprev quando Serpro já tiveram novos presidentes nomeados pelo governo.

Ambos tem um perfil parecido, com uma carreira feita na iniciativa privada.

Christiane Almeida Edington, ex-CIO da Telefônica Brasil, é a nova presidente da Dataprev.

Caio Mario Paes de Andrade, um empresário com investimentos no setor de tecnologia, foi nomeado presidente do Serpro.

Dos dois, o que falou mais da sua visão de futuro foi Andrade, que disse em entrevista que pretendia captar mais clientes no setor privado.

Segundo Paes de Andrade disse à Reuters, a estratégia do Serpro no setor privado se dará em torno do processamento de dados públicos para clientes privados (o Uber já paga ao Serpro por informações que ajudam a prevenção de fraudes e de inadimplência), serviços de computação em nuvem, atuando como “cloud broker” e uma nova oferta ainda sendo desenvolvida focada na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No médio prazo, estaria nos planos uma abertura de capital em bolsa, um momento no qual a agenda de expansão do Serpro se encontraria com a agenda de privatização do governo.

A Assespro Nacional, entidade que representa majoritariamente pequenas e médias empresas de TI brasileiras, reagiu afirmando que o plano era uma "ameaça às empresas privadas".

A estratégia de TI do governo federal está em transição desde o final do governo Dilma, com a saída de cena do foco prioritário em desenvolvimento interno baseado em software livre rodando sobre infraestrutura própria a entrada de soluções proprietárias e computação em nuvem de fornecedores privados.

No entanto, a maioria dos planos especulados até agora falavam em uma fusão de Dataprev e Serpro, seguida de um enxugamento de quadros de uma empresa que faria a gestão de contratos com a iniciativa privada.

Em caso de fechamento das estatais, essa função poderia ser internalizada no ministério da Economia, ou em algum órgão que assumisse um papel de "CIO" para o governo federal.

Uma tentativa nesse sentido já foi cogitada no governo Temer, sob a batuta de Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações do Ministério do Planejamento.

Mas o “plano CIO” foi engavetado, deixando a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações na mesma posição de falta de influência sua antecessora, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, capaz apenas de fazer recomendações sobre a estratégia de TI que cada órgão pode seguir ou não.

O que vai ser de Serpro e Dataprev parece totalmente em aberto... Leia mais em baguete 20/11/2019

Veja também


21 novembro 2019



0 comentários: