08 novembro 2019

Jay Ritter, o Mr. IPO, repensa a indústria de abertura de capital

O fracasso do WeWork, as vantagens da listagem direta e os erros e acertos de quem quer abrir o capital. Jay Ritter, maior autoridade em IPOs dos EUA e professor da Universidade da Flórida, reflete sobre esses assuntos em entrevista exclusiva ao NeoFeed

Não se ganha a alcunha de “Mr. IPO” do dia para noite – e Jay Ritter sabe bem disso. Professor emérito da Universidade da Flórida, o americano de 65 anos dedicou sua carreira ao estudo do processo de oferta pública inicial (“IPO”, na sigla em inglês) e hoje é, provavelmente, uma das maiores autoridades no assunto. Daí o “apelido” impresso em jornais, repetido em entrevistas televisivas e ecoados nos corredores das faculdades do país.

Um estudo realizado por Ritter deixou os investidores com uma pulga atrás da orelha e foi premonitório sobre o que aconteceria no mercado de capitais americano neste ano. Segundo a pesquisa, 84% das 38 empresas de tecnologia que realizaram seus IPOs em 2018 eram deficitárias no momento de suas aberturas de capital.

A última vez que o percentual atingiu patamares semelhantes foi em 1999, quando 86% das 370 companhias que abriram capital tinham números negativos. Para quem não se lembra, logo depois que a bolha “pontocom” estourou. Há semelhanças entre os dois períodos? “Acredito que sequer estamos perto do cenário de 20 anos atrás”, afirma Ritter. “Naquela época, eu não tinha nenhuma dúvida de que uma bolha existia, porque as avaliações não condiziam com a realidade.”

Neste ano, Ritter divulgou um novo estudo que é uma espécie de bomba atômica para a indústria de IPOs, nos quais os bancos de investimentos ganham muito dinheiro estruturando as ofertas para as empresas e apresentando as startups aos investidores.

Defensor da listagem direta, que reduz em muito dos custos para abrir o capital, ele fez as contas e chegou a números estonteantes a favor dessa estratégia. De 1980 até hoje, as empresas que abriram o capital deixaram na mesa US$ 170 bilhões.

Para chegar a esses números, o Mr. IPO subtraiu o preço de fechamento das ações no primeiro dia de negociação do valor estabelecido pelos bancos nas ofertas dos últimos 40 anos. Depois, multiplicou pelo número de ações. Só no ano passado, as empresas deixaram de ganhar US$ 7 bilhões, diz o estudo. Spotify, no ano passado, e Slack, em 2019, chegaram à bolsa por meio do direct listing,

Mais disputado do que nunca, por conta das últimas manchetes envolvendo IPOs adiados, como o da WeWork, e outros frustrantes, como o da Uber e Peloton, Riiter esperou o fechamento do mercado para atender ao NeoFeed, em uma entrevista exclusiva que você acompanha a seguir:... Leia mais em neofeed 08/11/2019

08 novembro 2019



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