06 novembro 2019

BB e UBS fecham parceria para banco de investimento

O Banco do Brasil e o UBS anunciaram nesta quarta-feira (6) serão sócios na área de banco de investimentos.

Pelo acordo, que depende de aval dos órgãos reguladores, o UBS terá 50,01% das ações, e o BB, 49,99%.

Pelo acordo, o UBS cede a plataforma de investimentos e corretora de valores do banco no Brasil, enquanto o BB dará acesso aos clientes para a atração de negócios para o banco de investimentos.

A operação de gestão de grandes fortunas e de ativos do UBS não serão incorporadas ao novo negócios, conforme detalhado no fato relevante divulgado ao mercado. As duas instituições devem detalhar os termos do negócio nesta quinta (7).

Pelo acordo, BB e UBS indicarão três membros para o conselho de administração do banco de investimento. A presidência do conselho será do BB, enquanto a vice-presidência será nomeada pelo UBS, assim como o presidente executivo da instituição.

Uma das motivações para o acordo era a dificuldade dos dois bancos em fazer frente à concorrência nas assessoria para operações de fusões e aquisições e ofertas de ações no Brasil.

Segundo dados da Refinitiv, o UBS está em vigésimo primeiro lugar na assessoria a fusões e aquisições e em nono lugar na emissão de ações, neste ano até o início de setembro. O BB, não muito ativo em assessoria a fusões, está em décimo lugar no ranking.

Não é a primeira vez que o UBS tenta aumentar sua presença no mercado brasileiro. Em 2006, o grupo suíço comprou o controle do banco de investimentos brasileiro Pactual de seus sócios por US$ 2,5 bilhões. Três anos depois, o banqueiro André Esteves comprou de volta o controle do banco com seus sócios por um preço similar, e mudou seu nome para BTG Pactual, hoje o maior banco de investimento independente da América Latina.... Folhapress.. Leia mais em gauchazh.clicrbs 06/11/2019
====

BB  FATO RELEVANTE

Em conformidade com o disposto no § 4o do artigo 157, da Lei n.o 6.404/1976, com a Instrução CVM n.o 358/2002, e em complemento ao Fato Relevante de 23.09.2019, o Banco do Brasil S.A. (“BB”) comunica que o BB-Banco de Investimento S.A. (“BB-BI”), sua subsidiária integral, e o UBS A.G. – Suíça (“UBS”) celebraram, nesta data, Acordo de Associação (“Acordo”) de caráter vinculante para a formação de uma parceria estratégica para atuação em atividades de banco de investimentos e de corretora de títulos e valores mobiliários no segmento institucional no Brasil e em determinados países da América do Sul (“Associação”)

2. Segundo os termos do Acordo, a Associação será constituída por meio da criação de uma sociedade de participações (“Sociedade”), que contará com a contribuição de ativos do BB e do UBS.

3. O UBS integralizará, após reestruturação societária no Brasil, a sua plataforma operacional de banco de investimento e de corretora de valores no País. As empresas e negócios relacionados à gestão de fortunas (wealth management) e gestão de ativos (asset management) não fazem parte do escopo da parceria e continuam sendo conduzidos exclusivamente pelo UBS.

4. O BB integralizará, por meio do BB-BI, os direitos de acesso exclusivo aos seus clientes para a originação de negócios típicos de banco de investimentos.

5. Após as contribuições dos dois acionistas, a Sociedade terá seu capital social total dividido à proporção de 50,01% para o UBS e 49,99% para o BB, sendo exclusivamente formado por ações ordinárias nominativas e sem valor nominal (ON).

6. A governança e gestão da Sociedade será estruturada de forma a potencializar os pontos fortes de cada acionista, observando as melhores práticas de governança corporativa. Nesse sentido, cada acionista indicará três membros para o Conselho de Administração, sendo o Presidente apontado pelo BB e o Vice-Presidente pelo UBS. Com relação à diretoria executiva da Associação, o UBS indicará o Diretor Presidente e o BB indicará o Diretor Comercial que, dentre outras atribuições, será o responsável pelo relacionamento entre os clientes do BB e a Associação.

7. Os quadros da Associação contarão com profissionais oriundos do BB e do UBS, bem como contratados no mercado.

8. O relacionamento comercial do BB com seus clientes, por meio de sua rede de agências e escritórios de atacado, continuará sendo um dos principais instrumentos para a originação das operações, cuja estruturação e distribuição ficarão a cargo da Associação. A fim de oferecer uma solução integrada de produtos de corporate e investment banking, os gerentes de relacionamento do BB atuarão conjuntamente com os profissionais da Associação de forma a oferecer um amplo portfólio de produtos e serviços.

9. Esses e os demais termos que irão reger o relacionamento das partes no âmbito da Associação serão estabelecidos por meio de um acordo de acionistas.

10. BB e UBS entendem que a parceria estratégica ora estabelecida cria uma plataforma de banco de investimentos completa, ao combinar a rede de relacionamentos do BB no País com a expertise e plataforma de distribuição global do UBS.

11. A concretização da parceria está condicionada ao atendimento de condições contratuais precedentes ao fechamento, assim como à aprovação dos órgãos reguladores e demais instâncias competentes.

12. Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado. Brasília (DF), 06 de novembro de 2019 Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo Vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores.. Leia mais em bb 06/11/2019

06 novembro 2019



0 comentários: