16 setembro 2016

Fundadores recompram Hotel Urbano

O Hotel Urbano, maior site brasileiro de hotelaria, voltou ao controle de seus fundadores, os irmãos João Ricardo Mendes e José Eduardo Mendes. Eles recompraram as fatias que eram detidas pelos fundos Insight Venture Partners e Tiger Global, e pela americana Priceline, que tinham mais de 51% da empresa.

O valor do negócio, assinado em 5 de setembro, não foi revelado. Em 2014, o Hotel Urbano foi avaliado em US$ 450 milhões quando recebeu aporte dos fundos em uma segunda rodada de investimentos. No começo de 2015, ao receber recursos da Priceline - maior operadora mundial de turismo na internet, dona da Booking.com -, foi avaliada em US$ 560 milhões.

João Ricardo disse que recomprou com recursos próprios - dele e do irmão - a parte do Hotel Urbano que estava com os sócios. Mas adiantou que pode buscar novas parcerias adiante. "Devemos voltar a fazer novo aumento de capital nos próximos três meses", disse ao Valor.

Em novembro de 2015, o fundo Insight assumiu a gestão do Hotel Urbano, passando a deter maioria no conselho. Os fundadores, com 34% da empresa, foram afastados do comando e ficaram apenas no colegiado.

"Agora é back to the base [voltar às origens]", disse João Ricardo, na primeira entrevista após o retorno à presidência da operação. O irmão vai comandar o conselho. O empresário disse que as primeiras medidas já foram tomadas. "Estamos recontratando e teremos mais umas cem pessoas este ano." A base de hotéis que vendem diárias pelo Hotel Urbano, que chegou a ser de 10 mil empreendimentos no começo de 2015 - quando os irmãos Mendes comandavam a empresa - e caiu para 2 mil em 2016, voltou a subir.

"Estamos perto de 3 mil agora", afirmou o empresário.
A meta de João Ricardo é recuperar a taxa de conversão - indicador que mede a quantidade de visitas ao site que geram vendas -, que chegou a cair 75% nos nove meses em que a empresa estava sob gestão dos fundos.

O executivo disse que os ajustes terão reflexos este ano, mas o maior impacto será em 2017. Isso porque ele estima fechar 2016 com vendas geradas - em valor bruto de diárias, passagens e pacotes vendidos - de R$ 430 milhões, um recuo de 23% sobre 2015.

Fundado em 2011, o Hotel Urbano cresceu a uma taxa média de 50% ao ano até 2015. As vendas geradas pelo site aumentaram de R$ 90 milhões, em 2012, para R$ 560 milhões em 2015.

João Ricardo afirmou que as negociações com os fundos Insight e Tiger para recomprar o controle do Hotel Urbano duraram cerca de dois meses. Para ele, o modelo de negócio levado adiante pelos fundos se encaixa a companhias com foco maior em abertura de capital.

"Os resultados não foram tão bons quanto esperavam", disse. "O negócio saiu um pouco do trilho", acrescentou, citando como erros a troca de pessoas-chave na gestão e na operação. Ele ponderou, no entanto, que a recessão no país também prejudicou o desempenho.
Procurados, Insight e Priceline não responderam. Representantes do Tiger Global não foram encontrados para comentar. - Valor Econômico Leia mais em portal.newsnet 16/09/2016

16 setembro 2016



0 comentários: