30 setembro 2016

IBM adquire Promontory para expandir recursos de IA do Watson na área financeira

A IBM anunciou nesta quinta-feira, 29, a compra consultoria Promontory Financial Group, especializada na área financeira para questões regulatórias, gestão de risco, compliance, reestruturações, aquisições, due diligence e segurança cibernética. As empresas não divulgaram os detalhes financeiros do acordo, que está sujeito a aprovações dos órgãos reguladores. A previsão é que o negócio seja concluído até o final do ano.

Em comunicado, a IBM diz que a ideia é unir a competência da Promontory em questões regulatórias da área financeira com os recursos do Watson, sistema de computação cognitiva da IBM baseado em inteligência artificial. Com isso, ainda segundo a empresa, será possível atender a crescente demanda dos bancos de adequação de seus processos às exigências regulatórias em áreas como sistemas antilavagem de dinheiro, bancos de dados com reclamações dos consumidores e os chamados testes de estresse.

A Promontory foi fundada em 2001 por Eugene Ludwig, ex-controller da Casa da Moeda dos EUA, que contratou um pequeno exército de especialistas seniores em questões regulatórias e ex-funcionários do governo para aconselhar instituições financeiras. Atualmente com cerca de 600 funcionários e 19 escritórios, 14 fora dos EUA, a empresa deve manter seu nome após a conclusão da aquisição, tornando-se uma subsidiária integral da IBM.

Bancos e órgãos governamentais utilizam a Promontory como conselheira, mas também como uma espécie de agência reguladora terceirizada que realiza trabalhos que governos não têm recursos para fazer. Por exemplo, agências reguladoras podem contratar a Promontory para monitorar o cumprimento dos termos de um acordo de uma empresa financeira.

Às vezes, isso tem gerado controvérsia, com Promontory enfrentando acusações de que é demasiado próxima de instituições financeiras. Em agosto do ano passado, ela concordou em pagar US$ 15 milhões para pôr fim a um processo do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York, o qual alegava que a consultoria amenizou em seu relatório violações cometidas pelo Standard Chartered PLC, banco que tinha contratado a consultoria para realizar uma revisão interna de sua conformidade.

O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York acusou a Promontory de "falta de imparcialidade na preparação e apresentação de determinados relatórios" de 2010 a 2011. A Promontory admitiu não ter cumprido "certos padrões".

A Promontory foi contratada por órgãos reguladores para descobrir erros na execução de hipotecas em grandes bancos após a crise financeira do chamado subprime em 2008. Ela ganhou mais de US$ 900 milhões pelo trabalho, divulgado em 2013.

O Watson Serviços Financeiros será parte da unidade de plataformas para indústria da IBM, disse a vice-presidente sênior da IBM, Bridget van Kralingen. A IBM ser tornou uma tradicional fornecedora de sistemas de tecnologia para instituições financeiras ao longo de décadas, mas a aquisição da Promontory representa uma nova incursão no segmento de conformidade regulatória.

A executiva destaca que o mundo da regulação financeira controlada por dados é uma expansão lógica da tecnologia de computação cognitiva, que a empresa também está aplicando na pesquisa do câncer e outras áreas. "Não há nenhuma outra maneira de os profissionais acompanharem a massa de informação crítica que cresce a taxas exponenciais", disse Bridget em uma entrevista. "O Watson vai aprender… pela ingestão contínua de informações regulamentares." Leia mais em tiinside 29/09/2016

30 setembro 2016



0 comentários: