20 outubro 2015

Google compra fatia minoritária na startup chinesa Mobvoi

Google: a Mobvoi trabalha com softwares de inteligência artificial controlados por voz

O Google vai adquirir uma fatia minoritária na empresa chinesa de inteligência artificial Mobvoi, como parte de uma rodada de levantamento de fundos de 75 milhões de dólares, disse a startup nesta terça-feira, conforme o gigante de tecnologia tenta reconstruir sua presença na China.

A Mobvoi trabalha com softwares de inteligência artificial controlados por voz (AI, na sigla em inglês), como o usado pelos produtos Android, do Google, para buscas em aparelhos móveis e também desenvolve aparelhos como relógios inteligentes.

A rodada de levantamento de fundos Series C liderada pelo Google avalia a Mobvoi em 300 milhões de dólares, com a startup mantendo o controle das ações, disse a confundadora Li Yuanyuan em entrevista por telefone.

O tamanho do investimento da empresa norte-americana não foi revelado por Li ou na declaração enviada via e-mail pela Mobvoi.


A Mobvoi firmou parceria anteriormente com o Google para fornecer buscas por voz em chinês para a última versão do sistema operacional para relógios inteligentes Android Wear.

A empresa chinesa usará o dinheiro da rodada de investimentos para investir em AI e pesquisas robóticas. Um porta-voz do Google baseado em Cingapura não quis falar sobre como o investimento na Mobvoi se encaixa com a estratégia da empresa para a China.  Paul Carsten, da REUTERS Leia mais em exame 20/10/2015


20 outubro 2015



0 comentários: