23 outubro 2015

Cade aprova compra da Saraiva pela Somos Educação

Livraria Saraiva: grupo também tem atividades de comércio varejista, incluindo o comércio eletrônico, de produtos ligados à cultura, entretenimento e lazer, que não serão adquiridas pela Somos Educação

 O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição dos negócios de conteúdo para educação da editora Saraiva pela Somos Educação, atual denominação da Abril Educação.

De acordo com parecer do Cade, a operação está estruturada pela aquisição por meio da Editora Ática, subsidiária da Somos Educação, de todas as cotas da Saraiva Educação detidas pela Saraiva e Siciliano.

A Somos Educação é controlada indiretamente pela gestora de recursos Tarpon e possui, junto com suas subsidiárias, atividades dedicadas à educação básica, ao ensino de idiomas e à formação ao mercado de trabalho.

Já a Saraiva edita e comercializa conteúdo voltado à educação. O grupo também tem atividades de comércio varejista, incluindo o comércio eletrônico, de produtos ligados à cultura, entretenimento e lazer, que não serão adquiridas pela Somos Educação.


"A operação permitirá a entrada da Somos Educação no segmento de conteúdo voltado para a educação superior, no qual a Saraiva tem presença", disse o Cade no parecer, completando que as empresas entendem que a integração poderá criar eventual oportunidade de exploração de sistema de ensino superior.

O Cade identificou que a operação poderá resultar em integrações verticais nas atividades de sistemas de ensino, livros didáticos cursos de idiomas e edição de livros, gráfica, entre outros. No entanto, o órgão concluiu que a operação não gera preocupações concorrenciais relevantes.

A transação de 725 milhões de reais, anunciada em junho, será financiada por caixa próprio da Somos Educação assim como por empréstimos, após absorver dívida de cerca de 250 milhões de reais da Saraiva Educação, valor a ser confirmado no fechamento da operação. Da REUTERS Leia mais em Exame 23/10/2015

23 outubro 2015



0 comentários: