24 outubro 2015

Conselho da Petrobras aprova venda de 49% da Gaspetro para Mitsui por R$1,9 bi

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta sexta-feira a venda de 49 por cento da subsidiária Gaspetro por 1,9 bilhão de reais para a Mitsui Gás e Energia do Brasil, subsidiária integral da japonesa Mitsui, com fechamento do negócio previsto para dezembro de 2015, segundo fato relevante.

A conclusão da transação está sujeita a determinadas condições, incluindo a aprovação pelos órgãos competentes.

As informação haviam sido antecipadas à Reuters, mais cedo, por uma fonte com conhecimento direto do assunto.

Para a realização da venda, o Conselho autorizou a cisão parcial da Gaspetro, tornando a empresa uma holding que consolidará as participações da Petrobras nas distribuidoras de gás natural.

Foi criada ainda uma nova subsidiária integral da Petrobras (Petrobras Logística de Gás S.A.) com a finalidade de receber os ativos e passivos não relacionados ao negócio de distribuição de gás natural segregados da Gaspetro.

As negociações com a Mitsui foram informadas pela Petrobras em setembro, mas na ocasião ainda dependiam de aprovação pela diretoria e Conselho.

A operação integra o programa de desinvestimentos previsto no plano de negócios da companhia.

A empresa tem como meta desinvestir 15,1 bilhões de dólares no biênio 2015 e 2016, sendo 700 milhões de dólares em 2015 e 14,4 bilhões de dólares em 2016.

O Conselho aprovou ainda que a diretoria executiva da empresa busque um parceiro estratégico para a subsidiária BR Distribuidora.

Em uma reunião que durou mais de 10 horas, segundo a fonte da Reuters, foi apresentada nesta sexta-feira ao Conselho uma lista de empresas interessadas em adquirir a BR Distribuidora, dentre chinesas, companhias do setor de petróleo e da área financeira.

"Tem muitas empresas interessadas, a lista é surpreendente", afirmou a fonte, que falou na condição de anonimato.

A venda da subsidiária de combustíveis da estatal, porém, não deve ser concluída neste ano, disse a fonte, que informou que nesta sexta foi definido um cronograma para os próximos passos a serem tomados em relação a BR Distribuidora.

A área de Novos Negócios da Petrobras vai assumir a responsabilidade a partir de agora e dar prosseguimento às negociações com as companhias interessadas na BR Distribuidora. Antes o tema estava sendo tratado pela Diretoria Financeira.

A Petrobras publicou ainda em comunicado nesta sexta a decisão de adiar por tempo indeterminado o processo de registro de companhia aberta e de registro da oferta pública de ações da BR Distribuidora, "diante das condições adversas do mercado de capitais".

Os processos para o chamado IPO da BR Distribuidora haviam sido autorizados pelo Conselho em agosto.  Por Marta Nogueira  (Reuters) - Leia mais em Uol. 23/10/2015
==========
PETROBRAS - FATO RELEVANTE - Aprovação da Venda de Participação na Gaspetro

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2015 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que, dando
prosseguimento à operação anunciada em 22 de setembro de 2015, o seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, aprovou a venda para a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda. de 49% da Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), holding que consolidará as participações societárias da Petrobras nas distribuidoras estaduais de gás natural.

O valor total da transação é de R$ 1,9 bilhão, que representa o montante no momento do fechamento da operação, previsto para dezembro de 2015.

A Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda. é uma subsidiária integral da Mitsui & Co., Ltd. (Japão) e já
possui participação societária em 8 companhias estaduais de distribuição de gás natural no Brasil.

Esta operação, realizada através de processo competitivo, faz parte do Programa de
Desinvestimentos previsto no Plano de Negócios e Gestão 2015-2019. A conclusão da transação está sujeita a determinadas condições precedentes usuais, incluindo a aprovação pelos órgãos competentes. Leia mais em estadao 23/10/2015
=====
PETROBRAS - FATO RELEVANTE - Cisão da Gaspetro

Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2015 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que o seu
Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, aprovou a cisão parcial da Petrobras Gás
S.A. (Gaspetro).

Esta cisão tem como objetivo segregar os ativos e passivos relacionados ao negócio de
distribuição de gás natural dos demais ativos e passivos da empresa, tornando a Gaspetro uma
holding que consolidará as participações da Petrobras nas distribuidoras de gás natural.

O Conselho aprovou também a criação de uma nova subsidiária integral da Petrobras (Petrobras
Logística de Gás S.A.) com a finalidade de receber os ativos e passivos não relacionados ao
negócio de distribuição de gás natural segregados da Gaspetro Leia mais em estadao 23/10/2015


24 outubro 2015



0 comentários: