27 agosto 2013

Venda de ex-usina da Cesp pode ficar para 2014

Previsto para setembro deste ano, o leilão específico para venda da concessão para a usina Três Irmãos, em São Paulo, poderá ficar para 2014 disse hoje o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim.

 "Vamos tentar fazer neste ano, mas em setembro não vai ser, não é factível, é um edital novo, mas se não der esse ano vai ser ano que vem", disse Tolmasquim em seminário do setor no Rio.

 A usina hidrelétrica Três Irmãos foi devolvida pela Cesp, que não quis novar sua concessão no âmbito da medida provisória 579, que teve por objetivo reduzir as tarifas da energia elétrica no país. A unidade tem capacidade para gerar 807,5 megawatts e começou a operar em 1993. A usina é a maior hidrelétrica do rio Tietê, e fica localizada entre os municípios Andradina e Pereira Barreto.

 "Todas as usinas que foram devolvidas vão ser leioloadas", afirmou Tolmasquim, explicando que a usina de Três Irmãos terá um tratamento diferente por se tratar de uma usina que já está em operação. 

Ele espera poder incluir uma usina devolvida pela Light, Itaocara, no leilão que será realizado no final do ano, para compra de energia em 2018 (A-5). A usina de Itaocara, licitada e 2000, foi devolvida pela empresa por não ter sido possível a sua construção, por falta de licença ambiental. A usina de 195 megawatts fica no rio Paraíba do Sul, entre os municípios de Aperibé e Itaocara. Por Denise Luna Fonte: Diário do Sudoeste 26/08/2013

27 agosto 2013



0 comentários: