30 janeiro 2013

Apple pode ser processada por não usar seus US$ 140 bilhões em caixa

De acordo com analista da Gamco, acionistas podem entrar com processo da empresa por não fazer algo a quantia

A Apple poderia ser processada se não fizer algo com os 137,1 bilhões de dólares em dinheiro e investimentos que tinha em 31 de dezembro do ano passado.

 O gerente de portfólio da Gamco, Larry Haverty (que possui ações da Apple) sugeriu que os investidores da Apple podem processar a empresa caso ela continue se contendo para devolver dinheiro para os acionistas.

 “Alguém vai processar eles por acúmulo excessivo de dinheiro”, afirmou Haverty em uma entrevista para a Bloomberg.

 No ano passado, a Apple reintegrou dividendos, fazendo pagamentos de 2,65 dólares por ação aos acionistas em uma base trimestral. A companhia também alegou que compraria de volta 10 bilhões de dólares em ações ao longo de três anos.

 Em março de 2012, o CEO da empresa, Tim Cook, afirmou: “Sujeito a uma declaração da diretoria, planejamos iniciar um dividendo trimestral de 2,65 dólares por ação a partir do trimestre iniciado em setembro. Um dividendo trimestral fornecerá rendimentos para nossos acionistas, e também acreditamos que irá ampliar a base de investidores da Apple ao atrair novos investidores que não possuem nossas ações atualmente.”

 O próximo pagamento de dividendos em 2,65 dólares por ação está agendado para 14 de fevereiro.

 Em sua conferência para divulgar os resultados financeiros trimestrais na última semana, o CFO, Peter Oppenheimer, disse aos analistas que a companhia pagou cerca de 4,5 bilhões de dólares em dividendos e recompras de ações no último trimestre. Ele também afirmou que a Apple está considerando aumentar o valor de ambos.

 O preço das ações da Apple caiu 37% desde que registrou um pico de 702,10 dólares em setembro do ano passado, na semana do lançamento do iPhone 5. Na última sexta, 25/1, a companhia perdeu o posto de empresa mais valiosa do mundo para a petrolífera Exxon Mobil, de quem tinha “roubado” a posição há cerca de um ano. Macworld
 Fonte: idgnow 29/01/2013

30 janeiro 2013



0 comentários: