26 dezembro 2020

Startup comprada pela Amazon revela táxi que roda sem motorista

A Zoox, startup comprada pela Amazon.com, apresentou um veículo elétrico totalmente autônomo e sem volante, capaz de rodar dia e noite com uma única carga de bateria.

O veículo, que a Zoox descreve como robotáxi, pode levar até quatro passageiros. Com um motor em cada extremidade, se move em qualquer direção e atinge velocidade máxima de 120 km/h. Duas baterias, localizadas sob cada fila de assentos, geram energia suficiente para o veículo rodar durante 16 horas até precisar de outra recarga, informou a empresa. Para comercializar essa tecnologia, a Zoox planeja lançar um aplicativo de solicitação de corridas em cidades como São Francisco e Las Vegas.

“Trata-se realmente de reinventar o transporte”, disse a CEO Aicha Evans em entrevista à Bloomberg Television. “Temos não apenas o capital necessário como também uma visão de longo prazo.”

Segundo ela, a empresa pretende lançar serviços de corridas em outros países. O preço das corridas não foi divulgado, mas a Zoox informou que seria “acessível” e competitivo em relação aos serviços operados por Uber Technologies e Lyft. A data de lançamento não foi revelada, porém foi confirmado que não aconteceria em 2021.

Comprada pela Amazon em junho por uma quantia não revelada, a Zoox é uma das várias empresas que correm para colocar veículos totalmente autônomos nas ruas —uma conquista que está demorando mais do que o previsto.

A maioria está testando carros convencionais adaptados em vias públicas e poucos projetos são implantados comercialmente. Em outubro, a Waymo, da Alphabet, lançou um serviço de táxi totalmente sem motorista nos arredores de Phoenix. A Cruise, apoiada pela General Motors, também testa carros autônomos em São Francisco, recentemente sem motoristas de segurança, usando uma frota de veículos elétricos adaptados a partir do modelo Chevrolet Bolt....Fonte: Bloomberg Leia mais em startupi 24/12/2020

https://zoox.com/about/

26 dezembro 2020



0 comentários: