23 dezembro 2020

Grupo com Itaúsa e Copagaz paga R$4 bi à Petrobras e conclui compra da Liquigás

A venda da totalidade da Liquigás Distribuidora, da Petrobras, para grupo composto por Itaúsa, Copagaz e Nacional Gás Butano foi concluída nesta quarta-feira, com o pagamento de 4 bilhões de reais para a companhia estatal, disseram as empresas envolvidas na transação em fato relevante.

A Liquigás, subsidiária integral da Petrobras, atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil, tendo 21,4% de participação de mercado.

A Itaúsa afirmou que a sua participação na operação ocorre por meio de subscrição de ações ordinárias e debêntures da Copagaz no valor total de 1,23 bilhão, que assim que concluídos os ajustes que deve resultar em fatia de aproximadamente 49% no capital social e votante da Copagaz.

O restante do capital permanece com a atual acionista da Copagaz, holding da família Ueze Zahran, que manterá controle da Copagaz.

Para financiar a operação, a Itaúsa emitiu, em 15 de dezembro, debêntures não conversíveis em ações no valor de 1,3 bilhão de reais, disse.

A Itaúsa afirmou ainda que celebrou acordo de acionistas com a família Ueze Zahran e passou a ter o direito de indicar dois membros (de um total de cinco) para o Conselho de Administração da Copagaz.

Já a Nacional Gás adquirirá fatia minoritária na Liquigás e, após reorganização societária que ocorrerá nos próximos meses, passará a ser detentora de ativos em determinadas localidades equivalentes a 18% do volume de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) vendido pela Liquigás.

“Com duas marcas fortes e receita líquida anual superior a 6,5 bilhões de reais, a Copagaz passará a ter operações em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal e cerca de 90 mil colaboradores diretos e indiretos”, disseram as empresas.

A Liquigás está presente em quase todos os Estados brasileiros e conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, uma base de armazenagem e carregamento rodoferroviário e uma rede de aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, segundo a Petrobras. (Por Roberto Samora; Edição de Luciano Costa) Leia mais em mixvale 23/12/2020

https://www.mixvale.com.br


23 dezembro 2020



0 comentários: