22 dezembro 2020

Gerdau incorpora indicadores ESG ao bônus de executivos

A Gerdau revisou seu Plano de Incentivo de Longo Prazo (ILP), a fim de incorporar a remuneração da alta liderança aos avanços dos temas ambientais, sociais e de governança (ESG, da sigla em inglês). Dessa forma, esses executivos passarão a ter os indicadores de sustentabilidade atrelados às metas dos bônus de longo prazo a partir de 2021. 

O objetivo da revisão é gerar um ambiente de trabalho comprometido com a evolução de temas de sustentabilidade, além de atuar na atração e retenção de colaboradores de alta performance. A medida será implementada para todos os executivos de alta liderança que possuem remuneração de incentivo de longo prazo, com o intuito de levar os critérios ESG, de forma ainda mais profunda, para o centro das tomadas de decisão estratégicas da empresa.

A partir de agora, 20% do ILP, que remunera os executivos por meio de ações da companhia, será composto por metas de sustentabilidade. A mensuração desse percentual de metas ESG será calculada a partir de dois novos indicadores: 

  • porcentagem de mulheres em cargos de liderança e 
  • emissões de CO2. 

Além disso, terá 40% de economic value added (EVA). 

Para chegar a essas metas, a empresa levou em consideração sua matriz de materialidade, formada de tópicos que refletem os impactos mais significativos, tanto ambientais como sociais e econômicos, sobre as atividades, produtos e serviços da companhia, bem como seu scorecard ESG, ferramenta utilizada para acompanhar e avaliar o cumprimento da estratégia e o atingimento de suas metas. 

“A Gerdau está comprometida em gerar cada vez mais valor para a cadeia e ser protagonista na proposição de soluções para os desafios da sociedade. Compreendemos o papel das organizações em promover iniciativas de diversidade e inclusão e de sustentabilidade em seu ambiente de trabalho”, afirma Caroline Carpenedo, diretora global de pessoas e responsabilidade social. Bárbara Dinalli, líder global de remuneração e performance da Gerdau, reforça que “a decisão de revisitar o bônus de longo prazo da alta liderança da empresa é fruto do avanço de nossa transformação cultural, em pleno curso desde 2014. A revisão do ILP deve impulsionar e direcionar o planejamento e as tomadas de decisões estratégicas das equipes e, consequentemente, da Gerdau globalmente”... Leia mais em gerdau 22/12/2020



22 dezembro 2020



0 comentários: