24 dezembro 2020

Diversificação pode transformar Itaúsa na Berkshire Hathaway de amanhã

Só em 2019 por exemplo, a Itaúsa avaliou cerca de 18 negócios, que culminou na aquisição da Liquigás por meio do aporte na Copagaz 

O Inter Research iniciou a cobertura das ações da Itaúsa (ITSA4), holding que controla o maior banco do Brasil, o Itaú (ITUB4).

Para o analista Matheus Generoso do Amaral, que assina o relatório, o plano de diversificação da companhia pode transformá-la na Berkshire Hathaway de amanhã, empresa do megainvestidor Warren Buffet.

Atualmente, os principais investimentos da Itaúsa incluem os setores financeiro, Itaú Unibanco, madeira e papel, Duratex (DTEX3), calçados, Alpargatas (ALPA3), transporte de gás natural e outros. Como o investimento em Itaú é relevante para a holding, parte significante dos resultados vem do banco.

“Apesar do Itaú representar 90% dos ativos da holding, a Itaúsa possui uma estratégia de diversificação do portfólio para o longo prazo. Só em 2019, por exemplo, a companhia avaliou cerca de 18 negócios, que culminou na aquisição da Liquigás por meio do aporte na Copagaz”, argumenta.

O próprio presidente-executivo da empresa, Alfredo Setubal, afirmou que a Itaúsa deve ampliar sua participação em outros nichos, para ter de 10 a 12 empresas no portfólio na próxima década.

O Inter Research estabeleceu em R$ 34 o preço-alvo da ação, o que implica valorização de 8%, com recomendação neutra.

Caso XP

Com a cisão da fatia do Itaú na XP Investimentos (XP) em outra empresa, a Itaúsa, por meio do seu controle da IUPAR (Itaú Unibanco Participações S.A.), seria o maior acionista da NewCo indiretamente. A holding já manifestou o interesse em manter a participação na NewCo no curto prazo.

Mas o analista lembra que a Itaúsa possui uma estratégia de diversificação de portfólio em setores não financeiros para o longo prazo. “Isso resultaria em rotineiras avaliações em seu processo de gestão de portfólio, podendo acarretar uma futura venda da sua participação na NewCo/XP”, pontua.

“Consideramos que o racional de investimento em Itaúsa para investir indiretamente no Itaú Unibanco e captar sua geração de valor e distribuição de proventos ainda válido no curto e médio prazo, porém vale ressaltar o futuro de maior diversificação da holding”, afirma.

Dividendos gordos

A Itaúsa é conhecida pela distribuição de bons dividendos. Isso ocorre porque, como uma holding pura, que só possui investimentos e despesas administrativas em seu balanço e nenhuma outra atividade, a Itaúsa recebe os proventos distribuídos pelas suas companhias investidas e costuma repassá-los aos seus acionistas com um payout médio de 66%.... Leia mais em moneytimes. 24/12/2020

https://www.moneytimes.com.br

24 dezembro 2020



0 comentários: