08 fevereiro 2020

Loft conclui compra da Spry, que escala a coleta e análise de dados

Aquisição da Spry começou no ano passado. Startup ajudará o unicórnio brasileiro de propriedades a analisar mais dados sobre imóveis e seus potenciais clientes

A Loft, plataforma de compra, reforma e venda de apartamentos, anunciou a conclusão da compra da Spry. A mais nova startup brasileira com avaliação de mercado bilionária, ou unicórnio, usará a aquisição para coletar e analisar mais dados sobre imóveis e seus potenciais clientes. A informação foi divulgada com exclusividade para Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

A Spry é uma startup que torna pesquisas de mercado mais escaláveis por meio da tecnologia. O empreendimento cadastra pesquisadores, que gravam entrevistas de mercado pelo aplicativo. A plataforma coleta informações de forma rápida, com um programa de decupagem. Depois, faz a auditoria em tempo real dos dados.

A startup tem mais de 50 mil agentes cadastrados em mais de 2,5 mil municípios brasileiros, oferecendo cobertura ampla para negócios que precisam ouvir diferentes públicos – como é o caso da Loft.

O relacionamento com o unicórnio das propriedades vem de longa data. Florian Hagenbuch e Mate Pencz, cofundadores da Loft junto de João Vianna, já usavam o serviço em seu empreendimento anterior, a gráfica online Printi.

“Conhecíamos o produto e os fundadores [Alessandro Tieppo de Andrade e Fernando Salaroli]. Ao mesmo tempo, tínhamos uma escassez de talentos na área de dados”, conta Pencz.

O namoro para a aquisição começou no ano passado. Uma similaridade de cultura entre a equipe da Spry e a da Loft ajudou a concretizar a negociação. Era um pré-requisito: afinal, toda a equipe da startup de pesquisas passará para o unicórnio e trabalhará exclusivamente para ele.

Alguns funcionários já estão no escritório da Loft em São José dos Campos (São Paulo), focado em desenvolvimento e tecnologia. Fernando Salaroli, fundador da Spry, tornou-se diretor da área na Loft.

“Participar de uma empresa que está usando a tecnologia para revolucionar um mercado com penetração tão grande como o imobiliário motivou a venda. Acredito que poderemos desenvolver ainda mais os nossos serviços e vai ser incrível participar dessa história”, diz Salaroli.

A Spry continua com vagas em aberto. São 100 pesquisadores em campo para a Loft, que poderão se multiplicar. “Estamos preparados para atender a Loft em todas as cidades do Brasil e da América Latina que ela resolver lançar.”

A aquisição trará escalabilidade no processamento de dados para a Loft. O unicórnio recolherá e processará informações dos imóveis e de potenciais clientes de forma mais ágil. Com isso, acompanhará os movimentos em cada bairro e saberá melhor quem são os moradores, o que procuram nas reformas e quanto estão dispostos a pagar pelas propriedades.

A Loft está atuando com a Spry nos bairros de Moema, Jardim Paulista e Itaim Bibi (São Paulo). A expectativa é chegar a novos bairros e cidades nos próximos meses, em um rollout gradual da coleta e análise de dados em escala.

O movimento de comprar uma startup para chegar aos seus talentos, também conhecido como acqui-hiring, popularizou-se nos Estados Unidos há alguns anos. Nos últimos meses, o movimento tem ganhado força no Brasil: os também unicórnios iFood, Loggi e Nubank também anunciaram recentemente aquisições de startups.

O iFood comprou a Hekima, a Loggi comprou a Worldsense, enquanto o Nubank comprou a Plataformatec. A Loft já havia anunciado anteriormente a aquisição da Decorati, que trouxe escala às reformas.

Em terras brasileiras, o acqui-hiring está mais forte do que nunca – e de braços dados com os unicórnios... Leia mais em revistapegn.globo 07/02/2020


08 fevereiro 2020



0 comentários: